Está programado para esta quarta-feira (31) o pagamento do penúltimo lote da restituição do Imposto de Renda 2022. Conforme divulgado pela Receita Federal, 4.462.564 contribuintes receberão as quantias devidas, totalizando R$ 6 bilhões em reembolso.
Desse valor total, mais de R$ 265 milhões serão destinados à restituição dos contribuintes que possuem prioridade legal, como idosos acima de 80 anos, idosos com idades entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e trabalhadores cuja fonte principal de renda seja o magistério.
Além da lista das pessoas com prioridade, 4.362.766 contribuintes que entregaram a declaração de imposto até o dia 30 de maio deste ano também terão direito à restituição.
Veja como consultar a sua restituição
Você pode conferir se a sua restituição já está liberada pelo site da Receita Federal. Na página, vá na opção “Meu Imposto de Renda” e, depois, escolha “Consultar a Restituição”.
O portal fornece um passo a passo para que o contribuinte cheque os canais de prestação do serviço, através de consulta simplificada ou completa, que depende do extrato de processamento, disponível no e-CAC.
Se houver qualquer pendência, é possível retirar a restituição também, contanto que as informações necessárias sejam corrigidas. A Receita Federal também pode ser acessada por meio de aplicativos em tablets e smartphones — além de conferir os dados da restituição, também é possível verificar a situação cadastral do seu CPF.
Tempo limite para sacar a restituição
O dinheiro fica disponível por um ano e, caso o contribuinte não faça a restituição nesse prazo, precisará fazer uma solicitação através de um formulário preenchido pela internet, diretamente no e-CAC.
Se o valor não for depositado, mas o contribuinte souber que tem direito ao recebimento, basta entrar em contato pessoalmente com uma agência do Banco do Brasil ou através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (telefone para deficientes auditivos).
Neste ano, a transferência da restituição poderá ser feita via Pix, contanto que a chave cadastrada seja o CPF do contribuinte. O quinto e último lote tem previsão de pagamento para o dia 30 de setembro.