Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber os pagamentos referentes ao mês de agosto nesta quinta-feira (25). Já é possível, então, que alguns dos beneficiários que têm direito a até um salário mínimo (R$ 1.212) recebam os valores, que são liberados de forma gradativa.
Quem tem direito a receber quantias acima do salário mínimo, no entanto, deve poder sacar o benefício a partir do dia 1 e até o dia 8 de setembro. A liberação do dinheiro é feita aos poucos, levando em conta o último número do seu cartão do INSS (não considerando o dígito após o traço).
Conforme um levantamento divulgado pela instituição, mais de 36 milhões de pessoas recebem algum tipo de benefício do INSS, como pensão, aposentadoria, auxílio-reclusão e auxílio-doença.
Calendário de pagamento do INSS em agosto
Confira, a seguir, as datas de pagamentos. Lembre-se de que o último dígito é o que vale, desconsiderando o número que vem logo depois do traço.
Quem recebe até um salário mínimo pode sacar os valores nas seguintes datas:
- Final 1: Recebe dia 25 de agosto;
- Final 2: Recebe dia 26 de agosto;
- Final 3: Recebe dia 29 de agosto;
- Final 4: Recebe dia 30 de agosto;
- Final 5: Recebe dia 31 de agosto;
- Final 6: Recebe dia 1º de setembro;
- Final 7: Recebe dia 2 de setembro;
- Final 8: Recebe dia 5 de setembro;
- Final 9: Recebe dia 6 de setembro;
- Final 0: Recebe dia 8 de setembro.
Os beneficiários que ganham mais do que R$ 1.212 receberão nestes dias:
- Final 1 e 6: Recebe dia 1º de setembro;
- Final 2 e 7: Recebe dia 2 de setembro;
- Final 3 e 8: Recebe dia 5 de setembro;
- Final 4 e 9: Recebe dia 6 de setembro;
- Final 5 e 0: Recebe dia 8 de setembro.
Se você tiver dúvidas a respeito da data de pagamento, ligue para o número 135 e informe seu CPF e outros dados pessoais que forem solicitados. Os valores e as datas de pagamento também podem ser conferidos no app Meu INSS (Android e iOS) ou no site da instituição.