O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando um pente-fino na folha de pagamentos e anunciou recentemente a suspensão de 8,5 mil benefícios que estavam sendo pagos indevidamente.
As varreduras feitas pelo órgão previdenciário são constantes, mas o que motivou as atuais suspensões foi uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), realizada na semana passada, que revelou que pelo menos R$ 80 milhões em pagamentos foram feitos a beneficiários que morreram em 2021.
Agora, o INSS terá o prazo de até 150 dias e existe a possibilidade de as pessoas que receberam os benefícios de forma indevida terem que devolver a quantia aos cofres públicos. Caso o pedido ressarcimento seja feito e a pessoa se recursar a devolvê-lo, ela poderá responder judicialmente.
No entanto, se o benefício for suspenso e o aposentado ou pensionista estiver vivo, há a possibilidade e reativar o pagamento por meio do site ou aplicativo do Meu INSS (Android e iOS).
Após a descoberta dos mais de 8 mil benefícios que estavam sendo pagos indevidamente, o TCU solicitou ao INSS o reforço nas análises dos benefícios. O Tribunal orientou a ainda a inclusão de um manual no Sistema de Pagamento de Benefícios (Sispagben), com um fluxo das atividades a serem adotadas nos casos de pagamentos indevidos.
De acordo com os dados do Fundo do Regime Geral de Previdência Social, estima-se que o órgão previdenciário tenha pago mais de R$ 80 milhões em aposentadorias e pensões indevidas apenas em 2021, sendo R$ 53 milhões acima do teto do Regime Geral e R$ 27 milhões em pagamentos a pessoas falecidas.
Como consultar a situação do seu benefício?
Caso você, segurado do INSS, queria verificar como está a situação do seu benefício após o pente-fino do órgão previdenciário, basta seguir fazer a consulta em um dos três canais do instituto: telefone, site e aplicativo. Veja abaixo o passo a passo
Consulta pela central de atendimento telefônico
- Disque o número 135;
- Informe o seu CPF;
- Agora, confirme algumas informações relacionadas ao seu cadastro.
O horário de atendimento da Central de Atendimento é de 7h às 22h, de segunda a sábado.
Consulta pelo site Meu INSS
- Acesse o site do Meu INSS;
- Depois, clique em “Entrar”;
- Informe seu CPF e clique em “Avançar”;
- Informe sua senha e clique em “Entrar;
- Após isso, irá aparecer uma lista de serviços disponível pelo Meu INSS. Basta clicar no serviço que deseja.
Consulta pelo aplicativo Meu INSS (Android e iOS)
- Primeiro, faça o login no aplicativo, informando seu CPF e senha;
- Após isso, toque em “Autorizar”, para autorizar o uso de dados pessoais;
- Em seguida, irá aparecer a página inicial do sistema, onde é possível conferir uma lista de serviços disponível pelo Meu INSS.