De acordo com o Ministério da Cidadania, os novos cartões do programa governamental Auxílio Brasil começaram a serem emitidos pelo Correios no final de junho de 2022. Eles substituem os antigos do Bolsa Família, que seguem válidos para os que não receberam a nova versão.
Inicialmente, receberão o novo cartão cerca de 6,6 milhões de famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de ano passado. Ao todo, foram investidos R$ 7,6 bilhões de reais, com cerca de 18,15 milhões de famílias sendo contempladas.
Como relatado pelo Ministério da Cidadania, o objetivo dos novos cartões bancários é a modernização dos meios de pagamentos dos benefícios. Agora, os beneficiados podem usar a ferramenta para fazerem débitos automáticos ou sacar integralmente o valor da ajuda. Como? Através de caixas da Caixa Econômica Federal ou em bancos 24 horas.
Ainda, os cartões possuem uma nova tecnologia no chip que prevenirá fraudes e clonagens.
Como funciona o novo cartão
O novo cartão bancário do Auxilio Brasil funciona por meio de uma conta poupança social digital. E com ele, é possível fazer compras em estabelecimentos dos mais variados tipos por meio da função de débito. Além disso, como já dito anteriormente, é possível sacar o valor total do benefício.
Outras funcionalidades presentes no cartão são: a disponibilidade de realizar até dois saques por mês em terminais de autoatendimento, lotérica ou caixa eletrônicos. Além disso, é possível fazer até três transferências por mês, para outros bancos, sem taxação.
Para transferências em contas da Caixa e transações de Pix, o envio será ilimitado e gratuito.
Quem recebe
A princípio, serão encaminhados os cartões para as famílias que recebem o benefício na modalidade social digital e que conseguiram aprovação no benefício no final de 2021. Também foram priorizados quem reside em municípios que não apresentam nenhum ou poucos canais de pagamentos da Caixa.
Quem já está inscrito no novo programa governamental não precisa solicitar o novo cartão. Esse será enviado automaticamente.