O Governo Federal possui uma série de programas sociais que são implementados pelo Ministério da Cidadania (MC). Todos eles possuem a intenção de tornar menos complicada a vida da parte mais precarizada da população brasileira.
Entre os mais famosos, está o Auxílio Gás dos Brasileiros, que ajuda as famílias contempladas na aquisição de gás, item extremamente importante para evitar riscos, como acidentes decorrentes do cozimento com álcool ou intoxicação pela queima de lenha de forma inadequada.
Para atingir esse fim, a cada dois meses, o MC repassa o valor correspondente à 50% da média brasileira de preço do botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP) aos contemplados pelo benefício.
Calendário para as novas rodadas de pagamento
A última parcela foi de R$ 53,00 e paga em junho, portanto o próximo pagamento ocorrerá no mês que vem — de acordo com o calendário do auxílio Brasil — e ainda não teve seu valor definido.
A seguir, colocamos as datas programadas de pagamento, levando em conta o último número do Número de Inscrição Social (NIS):
- Final 1: 18 de agosto;
- Final 2: 18 de agosto;
- Final 3: 22 de agosto;
- Final 4: 23 de agosto;
- Final 5: 24 de agosto;
- Final 6: 25 de agosto;
- Final 7: 26 de agosto;
- Final 8: 29 de agosto;
- Final 9: 30 de agosto;
- Final 0: 31 de agosto.
A movimentação dos valores deve ser feita sempre tendo em mãos o cartão do cidadão, com a senha já cadastrada. Com esse documento, o Auxílio Gás pode ser utilizado através das mesmas plataformas que o Auxílio Brasil, são eles: correspondentes Caixa Aqui, lotéricas e terminais de autoatendimento da CEF.
É importante deixar claro que o dinheiro do Auxílio Gás é repassado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e não possui caráter remuneratório, portanto as famílias podem recebê-lo juntamente com outros benefícios, como o Auxílio Brasil.