Beneficiários que tiveram o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) bloqueado ou suspenso por falta de atualização no Cadastro Único (CadÚnico) podem reativar o benefício.
O benefício assistencial pode ser reativado pelo aplicativo Meu INSS (Android e iOS), pela central de atendimento telefônico 135 e, ainda, por atendimento presencial em uma das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste caso, é preciso que o atendimento seja agendado pelo 135.
O BPC é destinado a idosos ou pessoas com deficiência que têm renda de até um quarto do salário mínimo por pessoa da família (R$ 303 neste ano). O pagamento do benefício, no valor de R$ 1.212, é feito mesmo para quem nunca contribuiu com a Previdência.
A cada dois anos, os beneficiários passam por uma espécie de pente-fino. Se, durante esse processo, os seus dados não estiverem atualizados no CadÚnico, ocorre o bloqueio ou a suspensão do benefício.
Como reativar o BPC bloqueado ou suspenso
Para reativar o BPC bloqueado ou suspenso, o beneficiário precisa, primeiramente, atualizar os seus dados no CadÚnico. Após essa atualização, é que ele pode solicitar que o benefício seja reativado pelos canais do INSS acima citados.
Para atualizar seus dados, o beneficiário deve comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município onde reside. Após isso, o órgão previdenciário terá 30 dias para incluir as informações na base de dados do Cadastro Nacional de Informações (CNIS).
Em seguida, o segurado deve procurar o INSS para solicitar o serviço “Reativar Benefício”. Se preferir fazer isso pela central de atendimento telefônico 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, ele deve informar que se trata de um pedido de reativação de BPC após atualizar seus dados do CadÚnico.
Mas, se preferir fazer o pedido de reativação do BPC por meio de atendimento presencial em uma das agências do órgão previdenciário, ele deve agendar no 135 esse atendimento.
Caso queira fazer a solicitação pelo aplicativo Meu INSS (Android e INSS), o beneficiário do BPC deve seguir o passo a passo abaixo:
- Acessar o aplicativo ou site do Meu INSS;
- Clicar em “Entrar com gov.br”;
- Informar CPF e clicar em “Continuar”;
- Após isso, digitar a senha e clicar em “Entrar”;
- Na página que irá aparecer, ele deve selecionar a opção “Do que você precisa”, digitar “Reativar Benefício” (sem as aspas) e clicar sobre a opção que irá aparecer;
- Agora, ele deve atualizar os dados, caso seja necessário. Depois, clicar em “Avançar”;
- Responder às perguntas que serão feitas e enviar a documentação comprobatória da atualização dos dados do CadÚnico;
- Explicar ao INSS o motivo pelo qual deseja reativar o BPC e dizer que quer fazer o acompanhamento do pedido pelo Meu INSS, pelo 135 ou por e-mail;
- Por fim, o beneficiário deve anotar o número de protocolo e encerrar o atendimento.