O programa social Auxílio Gás dos Brasileiros faz parte dos programas desenvolvidos pelo Governo Federal (e implementado através do Ministério da Cidadania) que tentam melhorar as condições de vida da população mais precarizada.
Esse benefício tem por objetivo auxiliar as famílias a adquirirem gás para suas casas e é composto por um pagamento bimestral, no valor equivalente à média praticada no Brasil para a venda dos botijões de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).
Quem repassa o dinheiro é a Caixa Econômica Federal (CEF) e, segundo informações do Ministério, por não possuir caráter remuneratório, o Auxílio Gás pode ser concedido em conjunto com outros programas sociais, como o Auxílio Brasil, por exemplo.
Quando será o pagamento do Auxílio Gás?
Como o pagamento é feito bimestralmente, em 2022 os valores estão sendo creditados apenas nos meses pares, seguindo o calendário do Auxílio Brasil. Dessa maneira, como a última parcela caiu no mês de abril, já na próxima semana os beneficiários deverão começar a ver o dinheiro em suas contas.
Confira a seguir o calendário de pagamento do Auxílio Gás, levando em conta o último número do Número de Inscrição Social (NIS).
- Final 1: 17 de junho;
- Final 2: 20 de junho;
- Final 3: 21 de junho;
- Final 4: 22 de junho;
- Final 5: 23 de junho;
- Final 6: 24 de junho;
- Final 7: 27 de junho;
- Final 8: 28 de junho;
- Final 9: 29 de junho;
- Final 0: 30 de junho.
Quando receber, para utilizar o dinheiro, a família deve fazer uso dos mesmos meios pelos quais movimenta o Auxílio Brasil, são eles: lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nos terminais de autoatendimento da CEF.
Lembrando que, em todas as situações, será necessário estar com o cartão cidadão, com a devida senha.