A Receita Federal iniciou, na última terça-feira (31), o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022. O pagamento obedece a uma fila. Assim, o contribuinte que conseguiu entregar a declaração primeiro tem mais chances de receber a restituição nos primeiros lotes.
Os idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores não obedecem à fila, visto que eles têm prioridade no pagamento da restituição definida por lei. Inclusive, o primeiro lote costuma ser quase todo destinado a essas pessoas.
Vale notar que se o contribuinte corrigiu alguma informação e entregou uma declaração retificadora, a Receita Federal considera da data de envio da retificação para o pagamento da restituição, ou seja, a declaração desse contribuinte vai para o fim da fila naquela data.
Como fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda 2022
Para saber quando você, contribuinte, receberá o pagamento da restituição do Imposto de Renda neste ano, basta fazer uma consulta no site da Receita Federal ou no portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual do Fisco.
Para consultar por meio do e-CAC, é preciso ter cadastro na plataforma gov.br. Confira, a seguir, o passo a passo de consultar o IR pelo e-CAC
- Primeiro, acesse o Portal e-CAC e clique na opção “Entrar com gov.br”;
- Depois, informe o seu CPF e selecione a opção “Continuar”;
- Agora, digite a senha. Depois, clique em “Entrar”;
- Na parte de “Serviços em destaque”, selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”;
- Após isso, as informações sobre a restituição, com a conta bancária para o recebimento do pagamento ou a opção por Pix, estarão contidas no documento.
Calendário do pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022
O pagamento da restituição do Imposto de Renda deste ano será feito em cinco lotes. Veja, a seguir, qual a data de cada lote.
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 29 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.