O Governo Federal desenvolveu o programa social chamado Auxílio Gás dos Brasileiros para facilitar a aquisição de botijões de gás de cozinha por famílias precarizadas.
Esse benefício pode ser concedido em conjunto com outros, porque não possui caráter remuneratório e é constituído de parcelas no valor equivalente à média praticada no Brasil para a venda dos botijões de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).
A Caixa Econômica Federal (CEF) possui a responsabilidade de entregar o dinheiro para as famílias contempladas. Já a verba para viabilizar o Auxílio Gás vem diretamente do Ministério da Cidadania.
Como serão os pagamentos
Todos os anos, as parcelas são pagas a cada dois meses. Em 2022, o pagamento está ocorrendo nos meses pares, na mesma data de pagamento do Auxílio Brasil.
Sendo assim, o último pagamento foi em abril e o próximo será neste mês de junho, ocorrendo conforme a tabela a seguir (que leva em conta o último número do NIS):
- Final 1: 17 de junho;
- Final 2: 20 de junho;
- Final 3: 21 de junho;
- Final 4: 22 de junho;
- Final 5: 23 de junho;
- Final 6: 24 de junho;
- Final 7: 27 de junho;
- Final 8: 28 de junho;
- Final 9: 29 de junho;
- Final 0: 30 de junho.
Para movimentar o dinheiro, o beneficiário deve usar os mesmos meios pelos quais ele saca o Auxílio Brasil. Ou seja, com o mesmo cartão e senha, que podem ser utilizados nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nos terminais de autoatendimento da CEF.
O Auxílio é concedido através da análise, realizada pelo Ministério da Cidadania, daquelas famílias listadas no Cadastro Único (CadÚnico). Então, caso ainda não receba, ou deseje evitar eventuais bloqueios, mantenha sempre atualizadas suas informações nesse banco de dados.