Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a segunda parcela da antecipação do 13º salário a partir do dia 25 de maio. Os beneficiários podem consultar o pagamento pelo aplicativo ou site Meu INSS.
A segunda parcela, que corresponde a 50% do valor do benefício, será paga entre 25 de maio e 7 de junho. Desta cota, no entanto, será descontado o Imposto de Renda para os trabalhadores que têm que pagar o referido tributo.
O decreto com a antecipação do 13º salário foi publicado no Diário Oficial da União em março. Este é o 3º ano seguido em que os segurados do INSS recebem o benefício antes das datas tradicionais, em agosto e dezembro. A primeira parcela deste ano foi paga entre 25 de abril e 6 de maio.
Segundo informações do governo federal, cerca de 30 milhões de brasileiros deverão receber o benefício com a medida e mais de R$ 56 bilhões serão injetados na economia.
2ª parcela do 13º salário do INSS
Os calendários de pagamento do 13º salário do INSS seguem o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Para quem recebe até 1 salário mínimo
- Número do Benefício com final 1: 25 de maio;
- Número do Benefício com final 2: 26 de maio;
- Número do Benefício com final 3: 27 de maio;
- Número do Benefício com final 4: 30 de maio;
- Número do Benefício com final 5: 31 de maio;
- Número do Benefício com final 6: 1 de junho;
- Número do Benefício com final 7: 2 de junho;
- Número do Benefício com final 8: 3 de junho;
- Número do Benefício com final 9: 6 de junho;
- Número do Benefício com final 0: 7 de junho.
Para quem recebe mais de 1 salário mínimo
- Número do Benefício com final 1e 6: 1 de junho;
- Número do Benefício com final 2 e 7: 2 de junho;
- Número do Benefício com final 3 e 8: 3 de junho;
- Número do Benefício com final 4 e 9: 6 de junho;
- Número do Benefício com 5 e 0: 7 de junho.
Como consultar o pagamento do 13º salário do INSS
A consulta do pagamento do 13º salário do INSS pode ser feita através da central de atendimento por telefone, no número 135. Ao ligar, o beneficiário deve informar o número do seu CPF e confirmar algumas informações cadastrais, para evitar fraudes. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Outra forma de consultar o pagamento é acessar o site Meu INSS. O segurado deve fazer o login, na tela inicial do site, clicar na opção “Extrato de Pagamento”. Com isso, ele terá acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
A consulta do 13º salário do INSS pode ser feita também pelo aplicativo Meu INSS (Android e iOS). Assim como ocorre no site, o segurado deve fazer o login para ter acesso aos serviços disponíveis e ao histórico das informações do beneficiário.