O Auxílio Gás dos Brasileiros é um programa social do Governo Federal que visa auxiliar as famílias de baixa renda a adquirirem gás de cozinha, fornecendo o valor equivalente a 50% do preço médio do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).
Uma coisa importante de se ressaltar: mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, que tenham medidas protetivas de urgência, têm preferência no recebimento.
O Ministério da Cidadania é o responsável pelo envio dos recursos à Caixa Econômica Federal (CEF) que, por sua vez, fica com a responsabilidade de repassar o recurso para as pessoas selecionadas pelo Ministério.
Pagamentos em 2022
Os repasses para os beneficiários ocorrem a cada dois meses e, no ano de 2022, estão acontecendo nos meses pares, no mesmo dia no qual é creditado o Auxílio Brasil.
Por esse motivo, o pagamento ocorreu em abril (no valor de R$ 51,00) e somente será pago novamente em junho. Tais pagamentos levam em conta o número final do NIS, e seguirão o seguinte calendário:
- Final 1: 17 de junho;
- Final 2: 20 de junho;
- Final 3: 21 de junho;
- Final 4: 22 de junho;
- Final 5: 23 de junho;
- Final 6: 24 de junho;
- Final 7: 27 de junho;
- Final 8: 28 de junho;
- Final 9: 29 de junho;
- Final 0: 30 de junho.
Para realizar o saque podem ser usados os mesmos cartões e senhas utilizados para a movimentação dos valores do Auxílio Brasil. Esse saque pode ser realizado nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, correspondentes Caixa Aqui e lotéricas.
Caso queira consultar a situação do benefício, isso pode ser feito pelo aplicativo do “Auxílio Brasil” ou do “Caixa Tem”. Além dessas opções, também é possível entrar em contato com a CEF pelo telefone 111 ou com o Ministério da Cidadania ligando para 121.