Com bandeira verde, conta de luz continua mais barata em maio

A bandeira de escassez hídrica, a mais cara do sistema, estava acionada desde setembro de 2021.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou recentemente que vai manter a bandeira tarifária verde em maio. Com isso, neste mês a conta de luz vai continuar mais barata, pois não haverá acréscimo de custos na conta, que é calculado com base no consumo de energia durante o mês.

continua depois da publicidade

Segundo a Aneel, em virtude das condições favoráveis de geração de energia, é a primeira bandeira verde anunciada para todos os consumidores desde o fim do período de escassez hídrica, que esteve em vigor entre setembro de 2021 e abril deste ano.

Até 15 de abril, estava em vigor no país a bandeira de escassez hídrica. Com isso, os consumidores vinham pagando um adicional de R$ 14,20 por 100 quilowatt-hora (KWh) consumidos no mês.

continua depois da publicidade

A única exceção da cobrança do acréscimo eram as famílias inscritas na Tarifa Social de energia elétrica, que já estavam isentas de cobranças adicionais desde o mês de dezembro do ano passado.

Conforme informações da Aneel e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a bandeira verde deve permanecer acionada para todos os consumidores até o final deste ano. A depender do custo para a produção de energia, o adicional pode voltar a partir de 2023.

Bandeira de escassez hídrica

A bandeira de escassez hídrica é a mais cara do sistema e foi criada em setembro do ano passado para compensar aos custos adicionais para a produção de energia gerados pela crise hídrica.

continua depois da publicidade

Por conta da crise hídrica, houve uma queda na produção das usinas hidrelétricas. Para compensar essa queda, houve a necessidade de acionar usinas térmicas, mais caras e poluentes.

No entanto, no início de abril o governo afirmou que, por conta do nível de chuvas nos últimos meses e a adoção de medidas emergenciais, houve a redução da contratação das termelétricas, cenário que permitiu acionar a bandeira verde antes do previsto.