INSS: segurados voltam a ter direito de agendar atendimento presencial

Pessoas com dificuldades para usar serviços online poderão ser atendidas presencialmente na agência mais próxima de suas casas.

A pandemia da COVID-19 mudou a realidade, dentre outras coisas, dos serviços públicos realizados no Brasil. Diversos órgãos passaram a realizar, exclusivamente, atendimento no modelo virtual, mas com a diminuição dos casos e das mortes, a situação parece estar voltando ao normal.

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Entre os atendimentos mais sensíveis, que atingem o maior número de pessoas precarizadas, portanto com dificuldade de acesso à internet, estão aqueles prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Afinal, 68% dos 36 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários recebem até um salário mínimo, o que demonstra que a parcela mais atendida da população é justamente a mais carente.

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A boa notícia é que, a partir de 14 de fevereiro, o INSS voltará a atender presencialmente em suas agências localizadas por todo o território nacional. Mas fique atento, porque não basta ir direto aos endereços. É necessário realizar um agendamento prévio, porque ainda pretendem evitar aglomerações.

O órgão informa, entretanto, que as agências estarão disponíveis para os segurados poderem tirar suas dúvidas sem a necessidade de marcar hora com antecedência.

Como realizar o agendamento

A maneira mais simples é ligar para o telefone do INSS, através do número 135.

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Caso tenha acesso a um smartphone, também é possível realizar o procedimento pelo aplicativo “Meu INSS”. Com ele, você também terá acesso a 91 serviços sem a necessidade de comparecer presencialmente a lugar nenhum.

Um ponto importante é que, para poder utilizar as funcionalidades do app, é necessário ter o cadastro. Então, caso você ainda não tenha acesso, basta criar uma conta no gov.br.

O Instituto Nacional do Seguro Social também garantiu que, para todos que não tiverem como utilizar o telefone ou aplicativo, será possível agendar o atendimento diretamente nas agências.

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