O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço conta com uma modalidade de saques que permite retiradas anuais do saldo das contas. É o saque-aniversário do FGTS e quem optar pela modalidade, que faz repasses no mês de nascimento do trabalhador, já pode conferir o calendário completo de pagamentos.
Assim, qualquer trabalhador que tenha uma conta no FGTS, desde que possua saldo, poderá aderir à modalidade. Lembrando que a Caixa Econômica Federal é a instituição financeira que libera os pagamentos.
Como solicitar o saque-aniversário do FGTS?
De acordo com a Caixa Econômica, qualquer trabalhador pode solicitar a modalidade do saque-aniversário do FGTS.
A solicitação de mudança pode ser realizada no aplicativo do FGTS (Android e iOS), no site do FGTS, no Internet Banking CAIXA ou nas Agências da Caixa.
É importante lembrar que a migração para a sistemática saque-aniversário não é obrigatória. Assim, quem não fizer a opção permanecerá na sistemática do saque-rescisão.
Calendário do saque-aniversário do INSS
Os beneficiários nascidos nos meses de janeiro e fevereiro já podem realizar o saque do dinheiro. Para os demais trabalhadores os prazos são os seguintes:
- Nascidos no mês de março: a partir de 02 de março de 2022;
- Nascidos no mês de abril: a partir de 01 de abril de 2022;
- Nascidos no mês de maio: a partir de 02 de maio de 2022;
- Nascidos no mês de junho: a partir de 01 de junho de 2022;
- Nascidos no mês de julho: a partir de 01 de julho de 2022;
- Nascidos no mês de agosto: a partir de 01 de agosto de 2022;
- Nascidos no mês de setembro: a partir de 01 de setembro de 2022;
- Nascidos no mês de outubro: a partir de 03 de outubro de 2022;
- Nascidos no mês de novembro: a partir de 01 de novembro de 2022;
- Nascidos no mês de dezembro: a partir de 01 de dezembro de 2022.
Para fazer o saque, existe um limite de 90 dias, contados a partir da data da liberação dos valores. Caso o valor não seja retirado, o dinheiro voltará para a conta e ficará disponível apenas no ano seguinte.
Caso a pessoa tenha nascido em um desses meses onde já houve liberação do valor e ele não tenha registro, o saque só será realizado a partir do ano que vem, caso se inscreva na modalidade de saque-aniversário.