A Prefeitura de São Paulo divulgou, na última terça-feira (4/1), o calendário de envio das notificações de lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por meio do Edital do IPTU 2022. Segundo a publicação, o primeiro pagamento ocorrerá no dia 1º de fevereiro e se estenderá ao longo de todo o referido mês.
Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, aquele que optar por fazer o pagamento à vista terá um desconto de 3%. Outra vantagem do pagamento à vista é evitar que haja um eventual esquecimento de quitar alguma parcela, o que gera juros.
Mas, caso o contribuinte não queira ou não consiga pagar o IPTU à vista, ele pode optar pelo parcelamento do valor do tributo, que pode ser feito em até dez parcelas.
Contudo, para esse contribuinte, assim como ocorreu nos anos anteriores, neste ano de 2022 não será enviado mensalmente os boletos de pagamento do IPTU. Isso porque todos os contribuintes vão receber a notificação de lançamento do imposto apenas com a opção de pagamento à vista ou da parcela em específico.
O contribuinte que optar pelo parcelamento receberá em momento posterior, em um único formulário, todos os boletos para o pagamento das parcelas. Esses boletos poderão continuar a ser pagos em cada mês, de acordo com os vencimentos das parcelas.
Vale notar que o pagamento, seja à vista ou parcelado, poderá ser efetuado por meio de 2ª via do boleto que é emitida pela internet por meio do site da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo. Essa opção estará disponível a partir do dia 15 de janeiro.
Calendário do IPTU 2022 está disponível no site da Prefeitura de São Paulo.