A Caixa já está quase finalizando os pagamentos do Auxílio Brasil referentes ao mês de dezembro. Nesta terça-feira (21/12), as parcelas serão transferidas às unidades familiares com NIS final 8. As datas, mesmo com o fim do Bolsa Família, continuam com a mesma lógica. Ou seja, os pagamentos seguem sendo organizados conforme último dígito do Número de Identificação Social.
O presidente Jair Bolsonaro editou uma medida extraordinária que permite o pagamento mínimo de R$ 400 aos beneficiários do programa. No entanto, o aumento no valor está previsto apenas para este mês de dezembro. Caso a PEC dos Precatórios seja aprovada, os repasses de R$ 400 deverão ser mantidos para o ano que vem.
Até porque a proposta abre margem para o financiamento do Auxílio Brasil, inclusive quanto aos benefícios complementares que integram o programa. Lembrando que, até então, o governo não liberou os pagamentos para pessoas que estão na lista de espera do benefício. Os repasses continuam sendo feitos somente aos inscritos no extinto Bolsa Família.
A meta do Ministério da Cidadania é de garantir as parcelas para as 3 milhões de pessoas que atendem aos requisitos do Auxílio Brasil, mas ainda esperam resposta do governo federal. O aumento da lista de beneficiários pode ocorrer em 2022, mas ainda não existem confirmações sobre a medida.
Calendário do Auxílio Brasil: mês de dezembro
Os pagamentos referentes ao Auxílio Brasil podem ser sacados por meio dos cartões tradicionais do antigo programa: “Bolsa Família” ou “Cidadão”. Veja, abaixo, todas as datas de pagamento do Auxílio Brasil (mês de dezembro):
- Final do NIS 1 – 10 de dezembro;
- Final do NIS 2 – 13 de dezembro;
- Final do NIS 3 – 14 de dezembro;
- Final do NIS 4 – 15 de dezembro;
- Final do NIS 5 – 16 de dezembro;
- Final do NIS 6 – 17 de dezembro;
- Final do NIS 7 – 20 de dezembro;
- Final do NIS 8 – 21 de dezembro;
- Final do NIS 9 – 22 de dezembro;
- Final do NIS 0 – 23 de dezembro.