Auxílio Brasil é considerado como o “novo Bolsa Família”, mesmo que o programa ainda não tenha caráter permanente. De qualquer maneira, as parcelas já começaram a ser pagas pela Caixa Econômica Federal. Durante este mês, a dinâmica dos pagamentos segue sendo a mesma. As datas foram escalonadas com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
Isso quer dizer que, nesta quinta-feira (16/12), o valor será transferido para as unidades familiares que têm NIS final 5. Lembrando que apenas os inscritos no extinto Bolsa Família estão recebendo os valores, mesmo que o governo tenha a intenção de ampliar a abrangência do Auxílio Brasil em breve.
O presidente Jair Bolsonaro, recentemente, editou uma medida sobre o valor médio dos pagamentos durante dezembro. Os beneficiários, dessa maneira, vão contar com pagamentos com quantia de pelo menos R$ 400. Mas isso não implica que os repasses continuarão com esse valor em 2022 também.
Tudo dependerá das tramitações envolvendo a PEC dos Precatórios. Até porque essa proposta abre brecha para o orçamento vinculado ao Auxílio Brasil. Por enquanto, o texto passou pelas Casas Legislativas e deverá ser levado à promulgação na Câmara antes de ser sancionado por Bolsonaro.
Calendário do Auxílio Brasil para o mês de dezembro
O benefício do Auxílio Brasil, desde o início dos pagamentos, pode ser retirado por meio dos cartões tradicionais do antigo programa. Ou seja, “Bolsa Família” e “Cidadão”. Quem já possuía conta no Caixa Tem, por sua vez, terá o direito de movimentar as parcelas pelo próprio aplicativo.
Confira, abaixo, o calendário do Auxílio Brasil com as datas de pagamento de dezembro:
- Final do NIS 1 – 10 de dezembro;
- Final do NIS 2 – 13 de dezembro;
- Final do NIS 3 – 14 de dezembro;
- Final do NIS 4 – 15 de dezembro;
- Final do NIS 5 – 16 de dezembro;
- Final do NIS 6 – 17 de dezembro;
- Final do NIS 7 – 20 de dezembro;
- Final do NIS 8 – 21 de dezembro;
- Final do NIS 9 – 22 de dezembro;
- Final do NIS 0 – 23 de dezembro.