A partir desta sexta-feira (10/12), a Caixa Econômica Federal começará a pagar as parcelas de dezembro do Auxílio Brasil. O presidente Jair Bolsonaro, inclusive, editou uma medida extraordinária para aumentar o valor dos repasses. Todos os beneficiários vão receber pelo menos R$ 400 neste mês. No entanto, a alteração somente vale para dezembro de 2021.
Para que as parcelas se mantenham com esse valor, a PEC dos Precatórios deverá ser aprovada nas Casas Legislativas e sancionada pela presidência do país. Até porque a proposta abre brecha para o orçamento do Auxílio Brasil. A partir do montante, será possível dar prosseguimento a todos os benefícios incluídos no programa, como o aumento de valor e a Bolsa de Iniciação Científica.
O Auxílio Brasil, neste mês, continuará sendo pago apenas para os antigos inscritos do Bolsa Família. Ainda não houve inclusão de mais beneficiários. Nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, as parcelas serão transferidas para as unidades familiares com NIS final 1. Os pagamentos poderão ser retirados por meio dos cartões tradicionais do antigo programa, “Bolsa Família” e “Cidadão”.
Calendário do Auxílio Brasil: pagamentos de dezembro
O valor do Auxílio Brasil em dezembro será pago entre os dias 10 e 23 do mesmo mês. Assim como antes, as datas variam conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). A consulta do benefício pode ser feita pelo aplicativo oficial do programa.
Confira, abaixo, o calendário completo do Auxílio Brasil para o mês de dezembro:
- Final do NIS 1 – 10 de dezembro;
- Final do NIS 2 – 13 de dezembro;
- Final do NIS 3 – 14 de dezembro;
- Final do NIS 4 – 15 de dezembro;
- Final do NIS 5 – 16 de novembro;
- Final do NIS 6 – 17 de dezembro;
- Final do NIS 7 – 20 de dezembro;
- Final do NIS 8 – 21 de dezembro;
- Final do NIS 9 – 22 de dezembro;
- Final do NIS 0 – 23 de dezembro.