O Ministério da Cidadania anunciou o pagamento de um novo lote do benefício do auxílio emergencial para algumas famílias. O recurso começa a ser pago a partir do dia 3 de dezembro de 2021. Serão repassados benefícios para 11.279 trabalhadores que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O novo lote vai pagar quase R$ 16 milhões para os beneficiários.
- Auxílio Brasil: 1ª parcela terminou de ser paga; como serão as próximas?
- Novo calendário do INSS é liberado; confira datas de pagamentos
Esse grupo que vai receber o repasse teve o pedido negado pelo governo federal em outubro deste ano. Após apresentarem contestações, e os pedidos serem analisados novamente, os benefícios foram liberados. Também foram analisados e liberados os requerimentos provenientes de decisões judiciais de alguns trabalhadores.
No total, o governo recebeu solicitações de revisões de 20.199 pessoas que tiveram o pedido negado. Sendo aprovadas, e liberadas para pagamento, apenas pouco mais de 11 mil pedidos. Importante ressaltar que todas as parcelas retroativas serão pagas aos trabalhadores, sendo o direito ao benefício reconhecido pelo governo federal.
O Ministério da Cidadania informou, ainda, que não existe mais nenhum requerimento pendente de solicitação de beneficiário que precise ser analisado.
Devolução do benefício
O governo federal encaminhou, através do Ministério da Cidadania, mensagens para 625 mil pessoas que receberam o benefício do auxílio emergencial indevidamente.
Elas não se enquadram nas regras do programa e, após análise, foi constatado que terão que devolver o dinheiro que foi repassado de forma voluntária.