O programa Bolsa Família deixou de existir. No lugar dele, o governo lançou o Auxílio Brasil. A primeira parcela do novo benefício, inclusive, já começou a ser paga pela Caixa. Nesta quinta-feira (25/11), o valor do Auxílio Brasil será depositado aos beneficiários do extinto Bolsa Família com NIS final 7. Todos os antigos inscritos foram automaticamente migrados para o Auxílio Brasil.
- Liberado saldo do lucro FGTS nas contas; saiba quando é possível sacar
- Netflix terá novas versões brasileiras de realities famosos; saiba quais
O valor médio é de R$ 217,18, que teve apenas um reajuste com base na inflação. Ou seja, bem abaixo da quantia prometida pelo governo. Até porque a meta era de autorizar parcelas de R$ 400. Por outro lado, a mudança no valor foi condicionada à aprovação da PEC dos Precatórios, que abre espaço no orçamento. Inclusão de mais beneficiários também segue como um dos planos do governo.
Calendário do Auxílio Brasil; veja datas
Os beneficiários do Auxílio Brasil, inclusive, podem verificar o saldo diretamente pelo aplicativo atualizado do programa. Também existe a opção de fazer a consulta/saque nos terminais de atendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, bem como as próprias agências do banco.
Os cartões tradicionais do extinto programa (“Cidadão” e “Bolsa Família”) continuam valendo para os pagamentos do Auxílio Brasil. Vale salientar que os beneficiários que já possuíam poupanças sociais digitais continuam tendo o direito de movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem.
As datas de pagamentos permaneceram inalteradas. Ou seja, elas seguem sendo organizadas de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social. Confira o calendário do Auxílio Brasil em relação aos pagamentos de novembro:
- 17 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 1;
- 18 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 2;
- 19 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 3;
- 22 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 4;
- 23 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 5;
- 24 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 6;
- 25 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 7;
- 26 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 8;
- 29 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 9;
- 30 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 0.