Existe uma previsão para que os pagamentos do PIS/Pasep ocorram a partir de janeiro de 2022. Até porque os pagamentos referentes ao ano-base de 2020 foram adiados e, além do mais, os valores de 2021 devem ser pagos a partir do próximo ano.
- Auxílio Brasil: Caixa paga novo benefício para mais um grupo
- Auxílio-inclusão de R$ 550: governo define regras sobre o benefício
Desse modo, a previsão é que os benefícios do PIS e Pasep (trabalhadores de empresas privadas e públicas, respectivamente), poderão receber os dois pagamentos (anos-base 2020 e 2021). O governo ainda não se manifestou de forma clara, mas a previsão é que os pagamentos saiam no início de 2022.
Ficam credenciados a receberem o abono, por sua vez, os trabalhadores que estejam em conformidade com todas as regras do benefício. O PIS/Pasep fica depositado no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e gera um faturamento até ser liberado. Assim, o trabalhador do setor privado ou público pode receber até um salário mínimo, conforme as regras.
Confira as regras para receber o PIS/Pasep
- Ser registrado no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado por ao menos 30 dias no ano-base do saque;
- Possuir ganhos mensais médios de até dois salários mínimos;
- Ser inscrito na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
É fundamental que a empresa faça a entrega da RAIS para que o trabalhador possa ter acesso ao valor. O abono é pago a partir do prazo mínimo de 30 dias trabalhados e o valor é proporcional a esse período. Desse modo, quem trabalhou durante todos os 12 meses no ano-base receberá 1 salário mínimo.
Para entendermos a diferença entre o PIS e Pasep, é fundamental compreendermos que a lei designa o PIS para trabalhadores formais do setor privado e o Pasep para trabalhadores do setor público.
Como são feitos os pagamentos
O pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal de forma anual aos trabalhadores e é necessário comparecer até uma agência do banco. Os que possuem conta na Caixa Econômica e optaram pelo saque em suas respectivas contas podem receber diretamente por intermédio da conta cadastrada. Os que possuem o Cartão Cidadão também podem efetuar o saque.
Já o pagamento do Pasep é depositado diretamente nas contas dos servidores públicos pelo Banco do Brasil. Para quem deseja consultar o benefício (PIS), basta utilizar o aplicativo Caixa Trabalhador, disponível gratuitamente para sistemas operacionais Android e IOS. Quem utiliza o internet banking da Caixa, igualmente, pode ter acesso ao serviço.
Em relação ao abono Pasep, o Banco do Brasil conta com uma plataforma específica para consulta. De maneira geral, os telefones para contato são os seguintes:
- PIS: 0800-726-0207 (Caixa);
- Pasep: 0800-729-0001 (BB).