O Auxílio Brasil é, oficialmente, o novo programa de distribuição de renda do governo federal, que vem para substituir o Bolsa Família. Os pagamentos do novo benefício começam a ser liberados nesta quarta-feira, 17 de novembro de 2021.
- Salário mínimo 2022: novo valor previsto após estimativa da inflação
- Mega-Sena acumulada: saiba quanto rende prêmio de R$ 8 milhões na poupança
O calendário do Auxílio Brasil já foi definido e vai seguir a base do Bolsa Família, conforme o final do NIS. De acordo com o Ministério da Cidadania, os beneficiários poderão consultar se fazem parte do programa social e qual o valor será liberado.
Como consultar o Auxílio Brasil
O novo programa social irá incluir os beneficiários do Bolsa Família, que somam 14,6 milhões de pessoas. Além disso, o governo espera agregar mais 2,4 milhões de brasileiros no programa.
Para aqueles que recebiam o Bolsa Família, será possível realizar a consulta Auxílio Brasil pelos canais de atendimento da Caixa, como o aplicativo Caixa Tem e Auxílio Brasil, lotéricas, agências e correspondentes Caixa Aqui. Além disso, é possível fazer a consulta no Atendimento Caixa ao Cidadão pelo telefone 111.
A expectativa também é de que esteja disponível a todos os usuários, em breve, o aplicativo especifico do Auxílio Brasil, onde os valores poderão ser monitorados.
A consulta do benefício poderá ser realiza usando o CPF do beneficiário e a senha cadastrada em outros aplicativos da Caixa. Após baixar o aplicativo no celular, aqueles que ainda não possuem o cadastro devem preencher o formulário e efetuar a inscrição.
Pagamento do Auxílio Brasil
As datas de pagamento do Auxílio Brasil vão seguir a mesma lógica do Bolsa Família em 2021. Já para o ano que vem, no entanto, o formato poderá ser modificado. Confira como o benefício será pago no mês de novembro:
- 17 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 1;
- 18 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 2;
- 19 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 3;
- 22 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 4;
- 23 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 5;
- 24 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 6;
- 25 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 7;
- 26 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 8;
- 29 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 9;
- 30 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 0.