Os pagamentos dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social são disponibilizados, mensalmente, por meio de instituição consignatária. Caso o beneficiário não realize o saque no INSS, a instituição responsável poderá devolver o saldo para o Instituto. O prazo para o beneficiário é de até 60 dias.
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Contudo, e em situações em que o depósito aparece como “não deferido”, há diferença? Sim, nessa circunstância, não existirá um prazo médio bem definido para o tempo de realização do saque do INSS.
Saque do INSS: valor indisponível
Os beneficiários que recebem algum valor da Previdência Social têm o dinheiro depositado em suas contas até o quinto dia útil de cada mês. Em alguns casos, porém, eles não conseguem realizar o saque INSS, pois recebem uma mensagem dizendo que o dinheiro não está disponível.
Para verificar o porquê dessa situação, o cidadão deverá acessar o aplicativo Meu INSS, que pode ser baixado tanto em aparelhos Android quanto iOS, e verificar o que está acontecendo com o benefício. Além disso, é possível consultar no portal do INSS.
Aqueles que queiram verificar a situação por meio do aplicativo, devem:
- Baixe o aplicativo no seu celular;
- Depois, acesse sua conta por meio de login e senha;
- Consulte a opção “Agendamento/Solicitações” e clique na opção “Novo Requerimento”;
- Agora, no campo de pesquisa, digite “não recebido”;
- Selecione a opção “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”;
- Atualize e comprove as suas informações pessoais.
Depois de concluídas as etapas, o beneficiário será convocado a comparecer em um ponto de atendimento presencial para a confirmação, por meio de documentos originais, de algumas informações. Na mensagem, será especificado qual documento será necessário apresentar.
Agora, o segurado deverá realizar o acompanhamento da solicitação, por meio do aplicativo ou site, para verificar se o saque do INSS foi liberado.