Com objetivo de garantir segurança aos trabalhadores com carteira assinada, demitidos sem justa causa, foi criado o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Contudo, apesar de ser uma garantia do trabalhador e dever do contratante, é necessário verificar se o FGTS está sendo depositado em sua conta de forma regular.
- Inflação no Brasil, até final de 2021, deve superar a de 83% dos países
- Auxílio emergencial: Caixa paga 7ª parcela para novo grupo do Bolsa Família
Confira saber se o FGTS está sendo depositado
Os trabalhadores podem verificar os repasses que os empregadores fazem ao FGTS mensalmente. Além de poder fazer a consulta em uma agência, outros canais são garantidos ao trabalhador:
- Central de atendimento da Caixa, que deve ser contactada pelo telefone: 0800 726 01 01. Na ligação, será dada a opção de verificação de saldo do FGTS;
- Cadastro no site da Caixa Econômica Federal. O trabalhador pode optar por receber o extrato do FGTS via serviço de SMS do celular;
- Aplicativo do FGTS. Para isso, é necessário baixar o aplicativo no seu celular por meio dos sistemas Android (Google Play) ou iOS (App Store).
Sobre o FGTS
A cada novo emprego, uma conta nova é aberta para o depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Durante a pandemia, o governo federal permitiu, por meio de medida temporária, a suspensão do recolhimento dos 8% destinados ao FGTS.
A partir do mês de setembro deste ano, porém, o depósito voltou a ser obrigatório como determina a lei. Para os empregadores, foi oferecida a opção de realizar os repasses pendentes em até quatro parcelas.
Os saques do FGTS são permitidos em alguns casos, como:
- Demissão sem justa causa;
- Aposentadoria;
- Compra de casa própria;
- Doença grave;
- Estado terminal de saúde (nesse caso, um representante legal pode realizar o saque para auxiliar no tratamento);
- Idade igual ou superior a 70 anos.
Caso haja o falecimento do trabalhador, os herdeiros legais podem realizar o saque total das contas.