Depois que o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é depositado na conta do segurado, o prazo para o saque do valor do benefício é de até 60 dias. Caso a retirada não seja efetuada, a instituição consignatária que fez o pagamento pode devolver o valor ao INSS.
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Mas e nos casos em que o depósito aparece como “não deferido”, há diferença no prazo? Então, nessa situação, não existe um prazo médio bem definido para o tempo de saque.
O tempo que o segurado vai precisar aguardar depende da natureza do problema que gerou o não deferimento do pagamento e quanto tempo o instituto vai demorar para analisar o caso.
Mensagens de valor indisponível
De acordo com o calendário de pagamentos, os segurados que recebem algum benefício da Previdência Social têm o valor creditado em suas contas até o quinto dia útil de cada mês. No entanto, pode acontecer de o beneficiário não conseguir fazer o saque, porque uma mensagem é disparada, dizendo que o valor não está disponível.
O primeiro questionamento é querer saber porquê isso aconteceu e, de modo geral, o principal motivo dessa mensagem aparecer diz respeito à falha no sistema financeiro. Mas também pode acontecer erros pela não emissão do pagamento ou atrasos no processamento dos benefícios do INSS.
Como resolver esse problema?
O aplicativo Meu INSS (disponível para aparelhos Android e iOS) oferece uma opção prática e acessível tanto para receber os valores de benefícios quanto requerer pagamento do auxílio. Outra opção seria o portal online.
Para fazer um requerimento pelo aplicativo, siga os seguintes passos:
- Acesse o aplicativo, com login e senha;
- Clique em “Agendamento/Solicitações”;
- Feito isso, selecione a opção “Novo Requerimento”;
- No campo de pesquisa, digite “não recebido”;
- Depois, será oferecida a opção “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”.
Nessa última opção em diante, será solicitado do segurado a atualização ou confirmação de dados pessoas. Esse passo também é muito importante, portanto, conferir cada dado direitinho é essencial.
Depois de concluir todas essas etapas, o sistema vai informar ao beneficiário da necessidade do comparecimento em um ponto de atendimento presencial para a confirmação de algum dado. Feito isso, o segurado deve acompanhar o andamento da sua solicitação do benefício do INSS pelo aplicativo ou site.