A partir de agora, o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS terá um mecanismo a mais para evitar fraudes contra aposentados e pensionistas que buscam empréstimo consignado através dos meios digitais. Ou seja, celulares, computadores e tablets. Para tanto, desenvolveu a assinatura eletrônica para que ocorra a efetivação do empréstimo.
- Novo dono do Newcastle está cogitando adquirir gigante europeu, especula jornal
- Lucro do FGTS: entenda quando é possível resgatar o dinheiro de sua conta
- Novo ensino médio começará no ano que vem; entenda o que vai mudar
A entidade assinou protocolo de intenções junto ao Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ-Brasil), em que uma série de medidas deverão ser tomadas para que as fraudes sejam combatidas. Nesse processo, o CPF poderá, inclusive, apontar se a pessoa que solicita o empréstimo é falecido ou não.
As assinaturas eletrônicas serão desenvolvidas no período de testes de 120 dias e, nesse meio tempo, a estimativa é de que 2,1 milhões de assinaturas eletrônicas sejam feitas mensalmente. Para quem for realizar o empréstimo consignado pessoalmente, ou seja, na agência, não precisará do recurso da assinatura eletrônica.
Desbloquear crédito consignado pela internet
O segurado, seja aposentado ou pensionista, deverá ter um prazo de carência de pelo menos 90 dias entre a concessão do benefício e o desbloqueio para empréstimo consignado. Estando dentro dessa perspectiva, é necessário fazer o procedimento que será da seguinte maneira:
- Após oferecer o crédito, o funcionário da instituição financeira lançará os detalhes do contrato e documentos do solicitante no sistema do IRTDPJ-Brasil;
- Automaticamente, o sistema enviará ao mesmo um link via SMS, WhatsApp ou até mesmo e-mail para o cliente que solicitou o empréstimo;
- Ao clicar no link, o solicitante será encaminhado a uma tela que solicitará o reconhecimento biométrico.
- Os próximos passos envolvem o envio de foto do rosto, dados do solicitante, entre outros;
- Após a conferência dos documentos e dados enviados, cliente poderá clicar em “Assinar”. O contrato ficará disponível automaticamente no celular do cliente em forma de download.
Todas as vezes que for solicitado o empréstimo ou qualquer transação via meios digitais, a assinatura eletrônica será requisitada e comparada com a biometria do cliente. Isso já ocorre com quem utiliza, por exemplo, o Internet Banking.