Até o dia 31 de outubro, os consumidores cadastrados na Nota Fiscal Paulista podem utilizar o crédito adquirido no programa para fazer o pagamento, integral ou parcial, do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022.
- Guedes indica venda de ações das estatais para manter preço da gasolina
- Grande cometa, com 150 km de diâmetro, está vindo em direção à Terra
Os créditos podem ser usados somente nesse mês e o veículo precisa estar no nome do usuário cadastrado na Nota Fiscal Paulista, junto com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
O condutor que irá decidir qual o montante que pretende usar para abater o preço do IPVA; não há valor mínimo. No entanto, depois que a opção pelo abatimento do imposto for realizada, o dinheiro não poderá ser devolvido, ainda que o veículo seja vendido depois.
O crédito do programa só pode ser usado para reduzir o valor do IPVA. Ele não pode ser utilizado para reduzir o valor das taxas de licenciamento, DPVAT e multas.
Créditos da Nota Fiscal Paulista para pagar o IPVA
Com o dinheiro do programa em mãos, o que é preciso fazer para utilizar os créditos no pagamento do IPVA de 2022? Siga essas instruções a seguir:
- Acesse o site da Nota Fiscal Paulista, faça o login com seu CPF e a senha cadastrada;
- Selecione a caixa “Não sou robô” e clique em “Acessar”;
- Você será redirecionado a uma tela com as informações sobre a opção de usar os créditos para abatimento do IPVA;
- Selecione a opção “Continuar”, então você verá uma barra em vermelho, por meio dela acesse o menu “Conta corrente”;
- Depois, toque em “Utilizar Créditos”;
- Clique na opção “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”;
- Em seguida, informe o número do Renavam e dê um toque na palavra “verificar”;
- Confira a numeração para ver se está correta. Em seguida o sistema vai liberar o botão “Confirmar” e um campo para o dono do veículo colocar o valor que vai ser abatido e o limite de crédito disponível;
- Depois de clicar em “Confirmar”, o sistema vai mostrar uma ficha com o nome do proprietário e todas as informações do carro e o valor do crédito utilizado;
- Selecione o botão “Confirmar” ou, caso algum dado esteja incorreto, clique em “Corrigir Dados” e refaça os passos anteriores para concluir a solicitação.