A Caixa divulgou a redução da taxa anual de juros de crédito imobiliário na modalidade SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) de 3,35% para 2,95%, com prazo de pagamento de até 35 anos. Além da redução da taxa de juros, a instituição bancária vai disponibilizar a opção de carência de seis meses para o início do pagamento da parcela de juros e amortização.
- Auxílio Brasil: MP que cria o novo Bolsa Família é prorrogada pelo Congresso
- Programa na Bahia oferta mais de 150 mil vagas em cursos de qualificação
Lembrando que o valor acumulado no período de pausa vai ser adicionado ao saldo devedor. A instituição bancária é a maior financiadora de casa própria do Brasil, com 67,1% de participação no mercado.
Essas mudanças vieram em bom momento para o mercado imobiliário, que tem enfrentado dificuldades com o aumento no valor dos insumos e carência de alguns materiais de construção. As medidas de condições de pagamento e taxas de juros passarão a valer a partir de 18 de outubro.
Empréstimos pelo Caixa Tem
Além das mudanças nas taxas de juros em crédito imobiliário, o banco também anunciou empréstimos por meio do aplicativo Caixa Tem. Eles foram implementados para que as pessoas de baixa renda possam solicitar créditos de R$ 300 a R$ 1.000. A novidade já havia sido anunciada pelo próprio presidente da Caixa.
No entanto, somente foi implementada recentemente. As taxas de juros das duas linhas de crédito no Caixa Tem são de 3,99% ao mês. Em relação ao prazo do pagamento do empréstimo, o banco estabeleceu o limite de 24 parcelas.
“O que estamos fazendo nessa fase é poder ajudar as pessoas que estavam recebendo o auxílio emergencial, e outras também, a grande maioria informal que quando vão tomar um crédito, elas pegam a partir de 15% de juros, ao mês”, informou Pedro Guimarães na época do anúncio.