O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, FGTS, é uma das bases sólidas que garantem ao trabalhador uma assistência em caso de demissão sem justa causa. Com isso, os trabalhadores podem ter um subsídio quando se encontram na ausência de um trabalho. Em tempos de pandemia onde muitas empresas tiveram que demitir seus colaboradores, a procura pelo FGTS foi mais intensa.
- Caixa Tem: saiba como recuperar a senha de sua conta no app
- Proposta sobre a reforma administrativa pode ser adiada para 2022
Inclusive, é possível monitorar os repasses mensais que os empregadores fazem ao FGTS para garantir ao trabalhador esse direito constitucional e estabelecido na Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT. Vamos explicar detalhadamente como consultar o saldo e os repasses que são feitos e mais informações do benefício.
Como saber se o FGTS está indo para a conta
Todos os trabalhadores, quando são formalmente contratados em empresas, passam a ter uma conta específica aberta. Algumas pessoas possuem mais de uma. Isso ocorre em casos anteriores de demissões por justa causa, por exemplo. Os saldos, dessa forma, permanecem nas contas passadas.
Isso também ocorrer até mesmo pelo fato de os trabalhadores não realizarem o saque do valor, mesmo nas situações de demissões sem justa causa. Para ter acesso a todas as contas, existem alguns canais.
Aplicativo do FGTS
Através do aplicativo, que está disponível gratuitamente para sistemas operacionais Android e IOS, é possível ter acesso a seu saldo do FGTS. Basta ir à sua loja de aplicativo e pesquisar por FGTS.
Feito o download, realize o login com os dados solicitados. Já dentro da plataforma, você poderá solicitar o extrato, ver contas ativas, últimos depósitos e mais detalhes. Também é possível aderir, caso queira, à modalidade do saque-aniversário.
Central de Atendimento da Caixa
Esse é um dos canais mais antigos e utilizados para solicitação do saldo do FGTS. Basta ligar no 0800 726 01 01 e optar pela opção: “Verificação de saldo”.
Essa modalidade não é tão detalhista como no aplicativo, mas para quem tem dificuldades com uso de aplicativos e tecnologia é uma das alternativas.
Site da Caixa Econômica Federal
Por intermédio do site da Caixa Econômica, também é possível ter acesso ao serviço. Basta entrar na página e, no lado esquerdo, ir na opção “Para Trabalhadores”. Na sequência, é só fazer o login e ir na opção “FGTS”. Assim como no aplicativo, todas as informações do seu FGTS estarão disponíveis.
Vale ressaltar que uma medida tomada pelo governo federal, para conter o índice de desemprego, foi isentar as empresas de fazerem o repasse de 8% do FGTS durante os meses de abril, maio, junho e junho deste ano de 2021.
Porém, a partir de setembro, já voltou a ser obrigatório, seguindo, portanto, uma determinação da lei.