O crédito Caixa Tem é a modalidade de empréstimo que foi lançada pelo Governo Federal para cerca de 100 milhões de pessoas de baixa renda que utilizam o aplicativo bancário. A solicitação do empréstimo será toda realizada pelo celular, através da mesma plataforma.
- Congresso derruba veto e retoma proibição de despejos durante a pandemia; entenda
- Auxílio emergencial: Caixa paga 6ª parcela para novos grupos; veja calendário completo
Os valores são de R$ 300,00 a R$ 1 mil, sendo oferecidas em duas linhas de crédito: Caixa Tem Pessoal e a Caixa Tem para o Seu Negócio. O presidente Jair Bolsonaro fez o lançamento das linhas de crédito nesta segunda-feira, dia 27 de setembro, no Palácio do Planalto, em Brasília. As taxas de juros das duas linhas de crédito são de 3,99% ao mês.
Já o prazo do pagamento do empréstimo será de até 24 vezes. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, informou que os empréstimos vão ajudar, principalmente, os trabalhadores informais que não conseguem ter acesso ao empréstimo.
“O que estamos fazendo nessa fase é poder ajudar as pessoas que estavam recebendo o auxílio emergencial, e outras também, a grande maioria informal que quando vão tomar um crédito, elas pegam a partir de 15% de juros, ao mês. Elas pegam de agiotas, elas pegam fora do sistema financeiro”, explicou Pedro Guimarães.
Como solicitar o empréstimo
Tanto a atualização cadastral como a solicitação do crédito estarão sujeitos à aprovação quando o cliente solicitar no aplicativo. Os valores dos empréstimos estarão disponíveis, gradativamente, para cada um dos solicitantes que tenham contas digitais no aplicativo, de acordo com o mês de aniversário.
A opção para solicitar o crédito já foi disponibilizada pela instituição financeira para quem nasceu nos meses de janeiro e fevereiro. O cliente fará a atualização dos dados cadastrais através da opção “atualizar o cadastro”. Durante esse processo, será pedido que digitalize o documento de identidade e mande uma foto tipo selfie do cliente.
Então, a conta passará de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+. Depois, é só clicar na opção Crédito Caixa Tem e o usuário terá como solicitar o empréstimo. Ao ser aprovado o empréstimo, as parcelas são creditadas na Poupança Digital+ do cliente.
A instituição bancária lembra, ainda, que os novos usuários que desejam abrir uma conta no aplicativo Caixa Tem podem fazer a partir do dia 8 de novembro. As aberturas dessas contas serão realizadas de forma escalonada, sendo também considerado o mês de nascimento do cliente.
Lembrando que o app Caixa Tem permite receber e movimentar valores financeiros.
Linhas de crédito no Caixa Tem
A Caixa ainda informa que as duas linhas de empréstimos para os clientes do app estarão sujeitas à análise de risco de crédito. Esse prazo será de 10 dias, a contar a partir da data de solicitação do usuário no aplicativo bancário.
No portal do governo, a Caixa Econômica explicou como ficaram estabelecidas as solicitações das linhas de crédito:
- O empréstimo Caixa Tem Pessoal destina a linha de crédito para o usuário utilizar no que desejar, incluindo em despesas pessoais, como pagamentos de dívidas;
- O empréstimo Caixa Tem para o Seu Negócio será usado o investimento produtivo no negócio do usuário. O recurso poderá ser utilizado, por exemplo, para pagar as contas de luz, internet, contas de água, aluguel, fornecedores e até comprar matérias-primas ou mercadorias para revenda do negócio.