Nesta segunda-feira (27/09), o INSS divulgou a lista dos aposentados e pensionistas que recebem benefício por incapacidade e, por sua vez, precisam realizar perícia médica. A convocação está sendo realizada a fim de informar os segurados que porventura tenham mudado de endereço e acabaram não recebendo as cartas de convocação do Instituto pelos Correios.
- PepsiCo libera vagas em seu novo programa para trainees
- Como sacar o benefício do Bolsa Família sem o cartão?
A perícia médica é obrigatória. Caso não seja feita, o segurado pode perder o direito ao benefício. A obrigatoriedade dos procedimentos necessários para a liberação de benefícios, como a perícia médica ou prova de vida, haviam sido suspendidas durante a pandemia.
Agora, com a flexibilização e o retorno dos atendimentos presenciais, a obrigatoriedade desses procedimentos voltou a valer e precisam ser regularizados.
Perícia médica para abono por incapacidade
O documento publicado pelo INSS no Diário Oficial da União é destinado aos aposentados ou pensionistas que recebem algum abono por incapacidade. A convocação determina que esses segurados devem ir a uma agência física para ser submetido a avaliação. A lista completa com os nomes de todos convocados pode ser acessada por aqui.
Para a realização da perícia, os segurados precisam fazer o agendamento prévio do atendimento presencial pelo site do Instituto, pelo aplicativo Meu INSS ou pela central telefônica 135. Na data agendada, os convocados precisam ter em mãos toda a documentação médica, com laudos, atestados, receitas e exames, para que o perito acompanhe o histórico de saúde do beneficiário.
No documento da convocação, foi informado que os aposentados e pensionistas que não fizerem o agendamento até o dia 11 de novembro terão seu benefício suspenso. No prazo sequente de 60 dias, o benefício deverá ser cancelado.