Caso tenha perdido ou danificado seu cartão do Bolsa Família, saiba que é possível fazer o saque das parcelas sem ele. Para tanto, será necessário seguir alguns passos e recomendações que iremos explicar abaixo. Antes de tudo, é importante que você mantenha sempre seu cartão bem preservado.
- Aposentados do INSS podem solicitar isenção do Imposto de Renda pelo app
- WhatsApp poderá ter cashback em pagamentos realizados no app
A senha deve estar sempre guardada, preferencialmente, nunca junto com o cartão. Isso evita que, se acaso venha perdê-lo, alguém tenha acesso a sua conta a partir da utilização do cartão com a senha.
Como sacar o Bolsa Família sem o cartão
A Caixa Econômica Federal consegue realizar a liberação do saque de seu benefício através do que popularmente as pessoas chamam de “pagamento na folha”. O termo correto é “Guia avulsa de pagamento” e é impressa na agência da Caixa.
Assim, para quem não dispõe do cartão por algum dos motivos já apresentados, será necessário procurar a agência e informar a situação ao atendente. Ele irá entrar no sistema e consultar seu benefício para, assim, proceder com a liberação.
No ato de sacar o seu benefício na agência, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG, CNH ou até mesmo a Carteira de Trabalho).
Sacar pelo Caixa Tem
Uma segunda opção é para quem recebe o Bolsa Família e tem o aplicativo do Caixa Tem. É possível realizar o saque através do app, que gera um código e, com ele, o saque pode ser liberado tanto em lotéricas quanto em caixas eletrônicos.
Com o aplicativo aberto, vá na opção “Saque sem cartão”. Em seguida, aparecerá a opção para “Gerar código para saque”. Clique novamente e digite a senha do aplicativo. Após o código aparecer, vá no caixa eletrônico, na opção de saque sem cartão, e insira o código informado.
A partir desse momento, é só informar o valor a ser sacado. Na lotérica, é o mesmo processo e o código deverá ser digitado na maquininha. Ainda para quem utiliza o Caixa Tem, é possível transferir seu benefício para outra conta e, a partir dela, realizar o saque.
Desse modo, existe mais de uma maneira para conseguir realizar o saque mesmo sem estar com o cartão do benefício em mãos.