A fim de assegurar os trabalhadores de carteira assinada, que foram demitidos sem justa causa, o governo criou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Por conseguinte, os beneficiários podem verificar se os depósitos estão sendo devidamente creditados.
- Globo abre novas vagas de emprego para diversos cargos
- Novas regras do Pix já entraram em vigor? Saiba o que mudará
Durante a pandemia, os trabalhadores passaram a contar com mais opções de verificação de saldo, além da ida a uma agência física. A consulta não presencial pode ser realizada das seguintes maneiras:
- Tradicionalmente, os trabalhadores já tinham acesso a central de atendimento da Caixa, que é contactada pelo telefone: 0800 726 01 01. Na ligação, será dada a opção de verificação de saldo;
- Outra forma é por meio da realização de um cadastro no site da Caixa Econômica Federal, optando por receber o extrato do FGTS via serviço de SMS do celular;
- Outro canal disponível ao trabalhador para a verificação do saldo é o aplicativo do FGTS. Para isso, basta baixar o aplicativo no seu celular por meio dos sistemas Android (Google Play) ou iOS (App Store);
- O site no qual o trabalhador realiza o cadastro, no ato da inscrição, disponibiliza a opção de receber o saldo e extrato na residência pelos Correios, que será enviado a cada dois meses.
Na ocasião da pandemia, o Governo Federal tomou uma medida que permitia aos empregadores a possibilidade de suspender temporariamente o recolhimento dos 8% destinados ao FGTS. Isso referente aos meses de abril, maio, junho e junho de 2021.
Mas, a partir de setembro deste ano, o depósito voltou a ser obrigatório como determina a lei. Aos empregadores, foi oferecida a opção de realizar esses repasses pendentes em quatro parcelas, sendo que o primeiro depósito precisa ser feito ainda neste mês de setembro.