O novo programa elaborado pelo governo do estado de São Paulo, denominado de Bolsa do Povo Educação, já tem data prevista para começar a ser pago. De acordo com o anúncio feito pelo departamento de comunicação do estado, o primeiro pagamento ocorre em outubro.
- Quando a Caixa fará o depósito da última parcela do auxílio emergencial?
- Nubank lança novo cartão com benefícios extras; entenda
Este programa contempla alunos do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental II, com o valor de R$ 1 mil por ano letivo. Para participar, é necessário que esses estudantes estejam matriculados na rede pública de ensino e inscritos no CadÚnico (Cadastro Único).
Vale ressaltar que os pagamentos de outubro é para quem se cadastrou anteriormente. Os novos inscritos, com cadastros feitos a partir da última segunda-feira (20/09), só receberão a primeira parcela no mês de dezembro.
Como se cadastrar no programa
Para os interessados que se encaixam no perfil e ainda não se cadastraram, é necessário acessar o site e navegar até a opção “Educação – Estudantes”. Clicando nesse botão, o candidato é redirecionado a uma página que terá a opção “Inscrever”.
Após preencher os dados solicitados, o aluno aguardará o deferimento do pedido. Conforme a Secretaria da Educação, cerca de 300 mil estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino serão contemplados. Após a inscrição, a seleção de alunos terá as seguintes etapas:
- Priorização do público-alvo com base na resolução;
- Assinatura do Termo de Responsabilidade;
- Divulgação dos estudantes priorizados;
- Pagamentos;
- Retirada do cartão Bolsa do Povo na unidade escolar.
Para ser mantido no programa, o estudante precisa ter uma frequência escolar bimestral de 80% e prestar atividades complementares por intermédio do aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP). Igualmente, será exigido que o aluno participe de alguma atividade ou avaliação de aprendizagem por meio da Plataforma de Atividades e Avaliação Formativa de São Paulo.