O Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) anunciou o adiamento dos pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep, referente a 2020. Dessa forma, os depósitos devem ser feitos a partir de 2022. Mas isso significa que o benefício poderá vir dobrado no ano que vem?
- Parou de receber o seu auxílio emergencial? Saiba o que pode ter acontecido
- Terapeuta explica método que ajuda no combate à insônia e ansiedade
Os pagamentos já deveriam estar em curso desde julho de 2021. Contudo, a verba que seria destinada aos pagamentos foi repassada ao Benefício Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda (BEm). O adiamento do calendário, dessa forma, poderá ocasionar em pagamento dobrado em 2021. Até porque os anos-base de 2020 e 2021 ainda não foram executados.
Abono salarial PIS/Pasep dobrado?
O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep é de até um salário mínimo vigente, baseado no ano anterior. Ou seja, os pagamentos de 2021 seriam referentes ao ano de 2020 e assim sucessivamente.
Neste ano de 2021, o governo federal deveria realizar os pagamentos relativos ao ano-base de 2020. Contudo, com a decisão do Codefat, os repasses foram adiados para o ano que vem.
Em razão do atraso, caso os pagamentos sejam regularizados ano que vem, os beneficiários podem receber até o dobro, considerando que seriam repassados os valores relativos aos anos de 2020 e 2021 juntos. Em outras palavras, na verdade, o pagamento seria acumulado.
Informações oficiais ainda não foram disponibilizadas pelo governo. A confirmação deverá ser feita ao longo dos próximos meses.