Conforme dados da Caixa Econômica Federal, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família atualmente no Brasil. Em alguns momentos, esses beneficiários podem passar por problemas para sacar o Bolsa Família sem o cartão e precisam buscar outras alternativas para ter acesse ao dinheiro.
- Mercado Livre divulga cursos online gratuitos; veja como fazer
- 10 Filmes de Comédia em Alta na Netflix; confira opções para maratonar na plataforma
Com a poupança digital da Caixa, o governo federal passou a integrar o pagamento dos beneficiários do Bolsa Família no aplicativo Caixa Tem. É por meio dele que o beneficiário pode fazer movimentações sem usar o cartão físico.
Como sacar o Bolsa Família sem cartão?
Para ter acesso às parcelas do seu benefício, normalmente, é necessário comparecer às agências da Caixa, Caixas Eletrônicos, Casas Lotéricas, dentre outros estabelecimentos. Contudo, isso só será válido para quem está com o cartão em mãos.
Se você perdeu o cartão do benefício, e ainda não está com ele, poderá sacar o Bolsa Família com a guia avulsa de pagamento, mas somente nas Agências da Caixa Econômica Federal.
Para isso, será preciso apresentar um documento oficial de identificação, que poderá ser o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho.
Caixa Tem
Além disso, o beneficiário que perdeu o cartão poderá realizar as movimentações do Bolsa Família por meio do aplicativo Caixa Tem.
Através dele, é possível efetuar pagamentos, realizar compras e pagar com o cartão de débito virtual, realizar Pix, transferências eletrônicas e outros serviços.
O aplicativo Caixa Tem possibilita também que o beneficiário, mesmo sem o cartão social em mãos, possar realizar o saque real do Bolsa Família. O procedimento é muito simples: basta comparecer a caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal e digitar o código de retiradas disponibilizado no app da poupança digital.