A Caixa Econômica Federal deverá distribuir, ainda no mês de agosto de 2021, uma parte do lucro do FGTS. Os ganhos do Fundo foram de R$ 8,5 bilhões em 2020, e o valor a ser distribuído será de R$ 5,9 bilhões destinados aos mais de 83 milhões de trabalhadores vinculados ao FGTS.
- Nubank concede parcelas de até 12 vezes em compras
- Novo salário mínimo deve mexer com valores do INSS em 2022
Os trabalhadores brasileiros que possuam quantias nas contas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço em 31 de dezembro de 2020 receberão valores pagos proporcionalmente ao saldo.
Decisão pode sair nesta terça (10/08)
A reunião do Conselho Curador do FGTS (CCFGTS), que é quem administra o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, acontece nesta terça-feira (10/08). Durante essa reunião, o que se espera é que sejam definidos os percentuais que serão repassados aos cotistas a partir do lucro do FGTS.
Nas reuniões realizadas pelo conselho, são definidas as diretrizes para o Fundo, que compreendem a aprovação e ajustes no orçamento de aplicação, definição de orientações para a aplicação dos recursos, dentre outras decisões.
Lucro do FGTS: como será pago?
Após a definição de liberação do lucro do FGTS, ele será depositado diretamente nas contas dos trabalhadores no FGTS, apenas daqueles que registraram saldo positivo até 31 de dezembro de 2020. O valor será proporcional ao saldo disponível nas contas.
Vale observar que a divisão do lucro do FGTS começou a ser realizada em 2017, no governo do presidente Michel Temer. Na época, o percentual fixo havia sido determinado em 50%, considerando o lucro líquido alcançado no ano anterior.
Contudo, em 2019, foi elevado o percentual para 100%, que acabou sendo vetado pelo presidente da república Jair Bolsonaro. Em razão disso, foi retirado da lei a exigência de que o repasse seja, necessariamente, de 50%, passando a ser liberado “parte do resultado positivo auferido”.
Contudo, após os valores do lucro do FGTS estarem disponíveis nas contas do Fundo, o trabalhador só poderá sacar os valores em condições específicas, conforme os critérios estabelecidos pelo FGTS, como:
- Demissão sem justa causa;
- Aposentadoria;
- Compra de imóvel;
- Doença grave;
- Saque-aniversário (caso tenha optado pela modalidade).
Como consultar o saldo do FGTS?
O trabalhador pode realizar a consulta do saldo do FGTS em diversas maneiras distintas:
- Por SMS: para isso é preciso registrar seu número no site da Caixa;
- Diretamente no site da Caixa: é possível fazer a consulta do FGTS apenas fazendo login. Caso não possua, crie a conta;
- Pelo aplicativo Meu FGTS: estão disponíveis aplicativos para Android e iOS;
- Via carta da Caixa: o trabalhador pode solicitar à Caixa que seja enviada uma carta para a sua residência a cada dois meses informando os rendimentos. O interessado deve entrar em contato no telefone 0800 726 0101.
- Pessoalmente, na agência da Caixa: o interessado deverá comparecer em uma agência da Caixa com documento pessoal e os dados da Carteira de Trabalho.