Os novos inscritos no programa social do Bolsa Família vêm solicitando a inclusão no auxílio emergencial. No entanto, para quem estiver recém aceito no Bolsa Família, o valor a ser concedido varia de acordo com a situação familiar.
- Nubank: 35 milhões de clientes terão aumento no limite do cartão
- Feirão Serasa Limpa Nome: um milhão de pessoas já quitaram dívidas
Os interessados em realizar o cadastro no programa Bolsa Família em 2021 terão que ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do governo federal. Para isso, basta procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou a gestão municipal.
Novos inscritos no Bolsa Família têm direito ao Auxílio Emergencial?
A resposta é negativa. Desde o começo dos pagamentos do auxílio emergencial, os beneficiários do Bolsa Família vêm recebendo o auxílio. Contudo, agora o governo exige que só sejam contemplados aqueles que entraram no Bolsa Família até 2020.
Desde o mês de abril de 2021, o Ministério da Cidadania retomou o pagamento do auxílio emergencial. A partir daí, os segurados do Bolsa Família voltaram a ter acesso a uma extensão em sua renda com aumentos variados.
Porém, aqueles que entram na folha orçamentária do programa agora não deverão ser contemplados. Isso porque, foram inclusos nos pagamentos de 2021 apenas quem já recebia o auxílio em 2020.
Saque do Bolsa Família
O governo federal firmou a promessa que os beneficiários poderiam acessar os valores nas contas digitais no Caixa Tem. As contas foram criadas automaticamente até março de 2021, com base no final do Número de Identificação Social (NIS).
Apesar da nova modalidade de pagamento, o governo garantiu que os beneficiários do programa ainda poderão continuar a sacar o benefício com o Cartão do Bolsa Família ou o Cartão Cidadão. Caso o beneficiário não tenha no momento o cartão, ele deverá informar o seu NIS e estar com carteira de identidade e CPF.
O programa Bolsa Família foi criado em 2003 com a intenção de contribuir para combater a pobreza e a desigualdade no Brasil. O Bolsa Família atua em três vertentes: complementar a renda, garantir acesso a direitos e firmar acordos que estimulem o desenvolvimento das famílias.