A Caixa Econômica Federal deverá liberar parte do lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os trabalhadores que tinham valores depositados até o dia 31 de dezembro de 2020. O valor do lucro foi de R$ 8,46 bilhões. Desse total, serão destinados R$ 5,9 bilhões para os trabalhadores até o fim de agosto de 2021.
- Coca-Cola Femsa Brasil abre mais de 100 vagas de emprego
- QuintoAndar compra a empresa Atta Franchising
O Conselho Curador do FGTS (CCFGTS) deve definir na reunião da próxima terça-feira, dia 10 de agosto, a data em que o lucro será distribuído. Importante lembrar quem tem direito ao FGTS. Os depósitos são feitos apenas para os trabalhadores do regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O lucro corresponde a correção monetária aplicada pela Caixa Econômica durante todo o ano.
Quem tem direito de sacar o lucro do FGTS
O valor do lucro do FGTS será depositado na conta do trabalhador e só poderá ser sacado nas seguintes possibilidades:
- Demissão sem justa causa;
- Término do contrato de trabalho com tempo determinado;
- Aposentadoria;
- Doenças graves;
- Para a casa própria.
Lembrando que existe uma exceção que são para os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário e podem retirar parte do saldo do FGTS todos os anos. A opção pode ser realizada no APP FGTS, no Internet Banking da Caixa, nas agências ou através do site.
A escolha para a sistemática saque-aniversário não é obrigatória. E, quem não fizer a opção, permanecerá na sistemática do saque-rescisão. Caso o trabalhador opte pelo saque-aniversário até o último dia do mês de seu aniversário, ele poderá receber o valor no mesmo ano de opção.
Se o trabalhador, depois de algum tempo, desejar retornar para a sistemática saque-rescisão poderá solicitar a qualquer momento que quiser. A decisão do Governo Federal de distribuir o resultado de parte do lucro do FGTS, com base na lei, é uma proposta que pretende servir como incremento na rentabilidade das contas dos trabalhadores.
Como consultar o saldo do FGTS
Os trabalhadores podem consultar o saldo através do aplicativo do FGTS ou pelo internet banking da Caixa. Após instalar o aplicativo, no Android ou iOS, basta seguir essas etapas:
- Selecionar a opção ‘Cadastre-se’;
- Informe os dados;
- Clique em não ‘sou um robô’;
- Confirme o cadastro pelo link enviado para o e-mail;
- Serão respondidas algumas perguntas;
- Com o CPF e senha cadastrada poderá verificar o saldo;
- Valor creditado no ‘Cred dist resultado ano-base 12/2020.