Serasa Score 2.0: o que é, para que serve e como consultar

O Serasa lançou uma ferramenta que mostra quais são as suas chances de conseguir um empréstimo. O método, chamado Serasa Score 2.0, é uma pontuação que indica para o mercado a probabilidade de você manter suas contas em dia. Ele é uma atualização de um sistema de pontos já utilizado pela instituição anteriormente. continua depois […]

O Serasa lançou uma ferramenta que mostra quais são as suas chances de conseguir um empréstimo. O método, chamado Serasa Score 2.0, é uma pontuação que indica para o mercado a probabilidade de você manter suas contas em dia. Ele é uma atualização de um sistema de pontos já utilizado pela instituição anteriormente.

continua depois da publicidade

O cálculo é baseado no seu comportamento financeiro, que fica registrado no Cadastro Positivo, gerando pontos que podem variar de 0 até 1000. Quando você efetua os pagamentos dentro do prazo, a pontuação aumenta, uma vez que os bons hábitos financeiros têm mais peso.

A partir disso, de acordo com a instituição, é possível fazer “análises mais justas e transparentes tanto para quem oferece crédito quanto para quem precisa dele”. Além disso, com o Serasa Score 2.0, você pode verificar seu histórico de dívidas da Serasa e do SPC juntos.

continua depois da publicidade

Como a pontuação é calculada?

O Serasa Score 2.0 é gerado pela Inteligência Artificial do Serasa, considerando seis critérios que possuem pesos diferentes.

  • Pagamento de crédito indica 43,6% do cálculo;
  • Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas indica 19,3% do cálculo;
  • Histórico de dívidas indica 13,7% do cálculo;
  • Tempo de uso do crédito indica 10,1% do cálculo;
  • Crédito contratado indica 7,9% do cálculo;
  • Pagamento de dívidas indica 5,5% do cálculo.

Como consultar o Serasa Score 2.0?

Para consultar a pontuação de crédito, é preciso:

  1. Baixar o aplicativo do Serasa no celular (manter ele sempre atualizado);
  2. Cadastrar uma senha;
  3. Fazer o login e verificar o seu score.

A ferramenta permite que você visualize seus pontos e também os motivos para possíveis variações na conta. Por isso, é importante sempre acompanhar a pontuação e conferir as recomendações do Serasa para melhorar o cálculo.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que o Serasa Score 2.0 é uma atualização no sistema de pontos, portanto, pode não aparecer para todos os usuários. Caso a nova versão do cálculo ainda não esteja disponível, fique de olho no app sempre, pois a ferramenta será atualizada de forma automática.

Se ainda ficou com alguma dúvida, confira o vídeo abaixo com o passo a passo:

Quem tem acesso aos meus pontos?

Como o Serasa Score 2.0 é usado exclusivamente para entender seu comportamento financeiro e calcular a possibilidade de você pagar em dia um empréstimo feito, algumas empresas podem verificar a pontuação. Os segmentos que podem avaliar a estimativa durante uma análise de crédito são:

continua depois da publicidade
  • Bancos e instituições financeiras;
  • Seguradoras;
  • Construtoras e imobiliárias;
  • Operadoras de internet e telefonia;
  • Lojas de departamento;
  • Instituições que oferecem financiamentos estudantis.

É importante perceber que essas instituições acessam os seus pontos apenas quando vão analisar o pedido de empréstimo. De acordo com o Serasa, todas as informações do usuário estão protegidas. Também vale ressaltar que a aprovação do crédito depende apenas da empresa que recebeu a solicitação.

Ou seja, mesmo que o seu score esteja baixo, determinada instituição pode optar por te dar o empréstimo. A pontuação serve apenas como parâmetro de análise para saber se vale a pena ou não para aquela empresa conceder a quantia. Você pode tirar mais dúvidas diretamente no site do Serasa.