Desde 2020, o governo federal passou a integrar o pagamento dos beneficiários do Bolsa Família com a poupança digital da Caixa Econômica. Com isso, aquelas pessoas que perderam os dispositivos de saque podem acessar os benefícios pelo aplicativo enquanto uma nova versão não é entregue.
- Novo Bolsa Família deve ter mais beneficiários; parcelas a partir de R$ 300
- Nova parcela auxílio emergencial: VEJA como consultar o saldo
O cartão do Bolsa Família é de extrema necessidade para realizar o saque do benefício, principalmente para os beneficiários que não possuem acesso à internet. Com o cartão em mãos, o beneficiário pode ir até uma agência Caixa e retirar a quantia desejada.
Como realizar o saque do Bolsa Família sem cartão?
Se você perdeu o seu cartão cidadão e não consegue, de forma imediata, ter acesse a uma nova versão dele, é possível movimentar seu benefício por meio do aplicativo Caixa Tem.
Com o aplicativo, o beneficiário pode efetuar pagamentos, fazer compras com o cartão de débito virtual, realizar transferências, PIX, dentre outros serviços.
Além disso, o Caixa Tem possibilita que, mesmo sem o cartão em mãos, o beneficiário consiga realizar o saque Bolsa Família. Para isso, basta ir até um caixa eletrônico da instituição e digitar o código de retirada disponível no app da poupança digital.
- Concurso IBGE Censo: inscrições podem ser reabertas até dezembro
- Saque do abono PIS/Pasep: dois grupos devem ter direito em 2022
Como desbloquear o cartão do benefício
Caso o beneficiário decida pedir um novo cartão, para desbloqueá-lo, será preciso ligar para o número 0800 726 02 07 e seguir as instruções para poder usá-lo. Neste momento, o cidadão deverá informar alguns dados, por isso é aconselhável ter em mãos:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Número de Identificação Social (NIS).
Para finalizar a liberação do cartão do Bolsa Família, ainda é necessário ir a uma casa lotérica com documento de identificação. Com tudo pronto, o beneficiário poderá sacar o dinheiro em espécie após receber a parcela, sendo necessário observar o calendário de depósitos. Basta ir aos terminais eletrônicos da Caixa Econômica, correspondentes Caixa Aqui e lotéricas e fazer a retirada normalmente com o cartão e a senha.