Os beneficiários do auxílio emergencial notaram problemas para receber as cotas pela plataforma da Caixa. Os depósitos acontecem, por meio do aplicativo Caixa Tem, com o objetivo de disponibilizar o acesso às cotas sem causar aglomerações nas agências bancárias.
Muitos beneficiários dependem exclusivamente do auxílio e qualquer atraso pode ser extremamente prejudicial em meio à crise econômica ocasionada pela COVID-19. Você sabe como proceder se o auxílio emergencial não cair no Caixa Tem?
Auxílio emergencial 2021 não caiu no Caixa Tem. O que posso fazer?
A Caixa Econômica Federal criou, de maneira automática, milhões de poupanças digitais pelo aplicativo e, por sua vez, milhões de brasileiros acessam o aplicativo regularmente. Contudo, as coisas não funcionam da maneira que os usuários gostariam.
Desde o início do programa auxílio emergencial, os usuários do Caixa Tem vêm reclamando de falhas e instabilidades no sistema, como atraso no pagamento das parcelas e erro na visualização do saldo (valor zerado). Em 2020, também ocorreram denúncias de que problemas de demora e dificuldade de acesso continuavam acontecendo.
O que fazer se o pagamento não constar na poupança social digital? A orientação geral é de reunir provas de que o auxílio emergencial não caiu no Caixa Tem, como prints para comprovar o atraso nos pagamentos, registro de ligações para a Caixa Econômica Federal e cópia das reclamações no PROCON ou no site do consumidor.
Antes de recorrer à Justiça, é necessário averiguar opções viáveis para solucionar os problemas. O beneficiário deverá inicialmente buscar a orientação de suporte prévio nas agências da Caixa ou pelos canais de atendimento, sempre anotando protocolos, datas das ligações e nome dos funcionários.
Como funciona o aplicativo Caixa Tem?
O aplicativo Caixa Tem está disponível para smartphones que utilizam sistema operacional Android ou iOS, sendo possível encontrá-lo nas lojas virtuais da Google Play e App Store.
Mesmo sem o cartão físico, a plataforma fornece recursos de transferências e pagamentos para os beneficiários. O objetivo é de servir como uma maneira simplificada para ter acesso à poupança digital. Por isso, o Caixa Tem funciona como uma espécie de conversa de WhatsApp.
Os beneficiários do auxílio podem usar o cartão virtual Caixa Tem para efetuar compras e pagar faturas:
- Na tela inicial do aplicativo, clique em “Cartão Virtual”;
- Depois, na tela de mensagens, toque em “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”;
- Digite a senha do Caixa Tem;
- Clique na imagem para visualizar as informações geradas (validade e código de segurança).