Nesta segunda-feira (18/01) começam a ser liberados os pagamentos do Bolsa Família de 2021. Os depósitos seguirão até o dia 29 de janeiro e os valores serão liberados de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários.
Os pagamentos do Bolsa Família sempre são realizados nos 10 últimos dias úteis de cada mês. E a partir de 2021, os segurados do programa passarão a receber o auxílio por meio do aplicativo Caixa Tem e os valores que serão enviados são passíveis de correções.
Com o fim do auxílio emergencial, o valor do benefício em 2021 volta ao que já era repassado antes da criação do coronavoucher. O valor mínimo é de R$ 89, podendo ser ampliado de acordo composição do grupo familiar, como a presença de gestantes, estudantes matriculados na rede pública, recém nascidos, entre outras concessões.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021
Em 2021, o cronograma de pagamentos do Bolsa Família deve seguir o mesmo modelo das edições anteriores.
A ordem dos repasses é organizada segundo o número final do cartão do projeto (NIS). Ao todo serão 12 rodadas, divididas de janeiro a dezembro.
O auxílio fica disponível para saque durante 90 dias depois da data indicada no calendário.
O benefício pode ser retirado em agências, lotéricas e correspondentes bancários da Caixa, a agência bancária que opera o programa também sinaliza com cartazes os locais onde o benefício poderá ser sacado.
Bancarização de beneficiários
Este ano, apesar da retomada dos pagamentos do Bolsa Família voltar aos moldes anteriores a pandemia, existem medidas do governo federal que pretendem ampliar o programa. Uma delas será na forma de recebimento.
A intenção é que todos os beneficiários passem a ter uma conta social digital e recebam os valores do benefício pelo Caixa Tem. A Caixa pretende criar contas digitais para todos os segurados do programa até o final de março.
Então, para ter acesso a renda, bastará aos beneficiários possuir o aplicativo instalado no seu celular, digitar o número de seu CPF e validar a inscrição. A validação será feita com o número do celular e confirmado por meio do código recebido por SMS.
Vale ressaltar que pela ferramenta digital o beneficiário pode realizar saques e pagamentos online. E diferentemente do auxílio emergencial, não será necessário aguardar um prazo de 30 dias para a retirada do benefício.