O começo de 2021 está cada vez mais próximo e, com ele, inicia o calendário de pagamentos dos impostos, como por exemplo, o IPVA 2021. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual de competência dos estados e do Distrito Federal.
O imposto é calculado sobre o valor de mercado dos automóveis e, a taxa que deve ser paga pelos proprietários de veículos representa, em média, 3% do valor dos automóveis ou motocicletas.
A quitação do imposto é obrigatória para o licenciamento do veículo e quem paga antes em parcela única, costuma ganhar um desconto no valor total.
Vale a pena salientar que, caso a taxa não seja paga, o condutor pode perder pontos na carteira de habilitação (CNH) e ter seu veículo apreendido.
Pagamento IPVA 2021
Para consultar o valor que será pago é necessário acessar o site do Detran do estado de origem do veículo.
Confira alguns calendários para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2021, por estado:
Estado da Bahia
Os contribuintes baianos vão pagar, em 2021, cerca de 3,2% a menos no valor do Imposto sobre IPVA. A redução mais significativa é de 5% para os automóveis. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT).
Para consultar o valor a ser pago pelo seu veículo, acesse o site do Detran – BA.
Confira o calendário de pagamento para 2021 no estado:
- Final 1: 28 de maio de 2021;
- Final 2: 31 de maio de 2021;
- Final 3: 29 de junho de 2021;
- Final 4: 30 de junho de 2021;
- Final 5: 29 de julho de 2021;
- Final 6: 30 de julho de 2021;
- Final 7: 30 de agosto de 2021;
- Final 8: 31 de agosto de 2021;
- Final 9: 29 de setembro de 2021;
- Final 0: 30 de setembro de 2021.
Estado de São Paulo
Em São Paulo, a consulta do IPVA 2021 deve ser feita pela internet e seu valor está ligado ao valor do veículo, conforme tabela FIPE, além das alíquotas estabelecidas pela Secretaria da Fazenda, que são as seguintes:
- Automóveis movidos à gasolina ou biocombustíveis e picapes de cabine dupla (4%);
- Veículos movidos exclusivamente a gás, álcool ou eletricidade (3%);
- Motocicletas, motonetas, quadriciclos, ônibus e utilitários de cabine simples (2%);
- Caminhões (1,5%)
A data do pagamento do IPVA 2021 é definida de acordo com o final da placa do veículo, portanto, atente-se à tabela do próximo ano. A quitação do imposto pode ser feita tanto de maneira única (com desconto) como por meio de um parcelamento de até três vezes. A primeira parcela deve ser paga em janeiro.
Estado do Rio de Janeiro
As alíquotas praticadas sobre os valores do veículo são diferentes das praticadas em São Paulo, sendo as seguintes:
- Carros de passeio e caminhonetes (4%);
- Motos, triciclos, ciclomotores, motonetas e quadriciclos de até 250 cilindradas (2%);
- Ônibus e micro-ônibus (2%);
- Caminhões e tratores (1%);
- Carros elétricos (0,5%).
Para realizar a consulta, que é feita pelo sistema do Banco Bradesco, acesse o site do Detran RJ, informe o Renavam do veículo no espaço indicado e o CPF, e clique em consultar.
Como é calculado o IPVA 2021?
O IPVA é de responsabilidade de cada estado, mas o mais comum é que, para o veículo usado, a base de cálculo do IPVA seja o preço médio praticado no mercado no final do exercício anterior ao da cobrança.
Os valores são pesquisados em publicações especializadas e, subsidiariamente, na rede revendedora. A cotação pode ser realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O carro zero tem como referência o valor da nota fiscal.