De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), acessar múltiplas contas no mesmo celular pode causar o bloqueio do Caixa Tem (Android e iOS). A medida visa evitar fraudes nos cadastros das poupanças digitais. Com o Caixa Tem bloqueado, os beneficiários do Bolsa Família ficam impedidos de movimentar suas parcelas pela internet e realizar transações bancárias.
A instituição bancária explicou que, para reverter a situação, será necessário comparecer às agências da Caixa. Durante o procedimento, os atendentes desbloqueiam o aplicativo de maneira automática, desde que os interessados comprovem os dados de suas contas digitais.
Caixa Tem bloqueado: como voltar a receber o Bolsa Família
A maioria dos bloqueios ocorre devido ao acesso de múltiplas contas por meio do mesmo dispositivo móvel. Se a mensagem for de “inconsistência cadastral”, a Caixa informou que o procedimento pode ser realizado diretamente pelo celular e sem a necessidade de comparecer às agências.
Basta entrar no aplicativo Caixa Tem bloqueado, clicar em “liberar acesso” e anexar a documentação solicitada pelo sistema do banco. Feito isso, a plataforma enviará uma mensagem automática com as instruções para o desbloqueio da conta.
Boas práticas para evitar a suspensão ou bloqueio do aplicativo
- Sempre verifique a conectividade de sua internet: o Caixa Tem pode passar por problemas de instabilidade quando a conexão não está boa;
- Faça atualização regular do aplicativo Caixa Tem: se o seu app estiver desatualizado, ele não funcionará da maneira que deveria;
- Em caso de instabilidade, reinicie o seu dispositivo móvel: o app Caixa Tem, em algumas situações, pode estar sobrecarregado pelos inúmeros acessos simultâneos;
- Evite acessar o app em horários de pico: no instante em que as parcelas do Bolsa Família forem depositadas, muitos beneficiários podem acessar o app ao mesmo tempo. Então, deixe para entrar depois.