Em Belém, os beneficiários do Bolsa Família devem fazer ou atualizar cadastro no SUS (Sistema Único de Saúde) até o dia 30 de dezembro de 2020. A medida atende à determinação para assegurar o acesso aos hospitais e demais serviços públicos, como vacinação e aquisição de medicamentos. Vale destacar que o cadastro no SUS precisa ser feito até mesmo pelos inscritos no programa que têm plano de saúde particular.
Cadastro no SUS para benefícios do Bolsa Família, em Belém
Para realizar o cadastro no SUS, os beneficiários do Bolsa Família devem acessar o site da Prefeitura de Belém/PA. É recomendável que a primeira inscrição seja feita pelo “responsável” da unidade familiar, que precisa ter mais de 16 anos de idade. Ele deverá informar os dados de todos os componentes de sua família.
E quem não tem acesso à internet? O cadastro no SUS poderá ser realizado diretamente nas unidades de saúde ou por meio de um agente comunitário. De qualquer maneira, será necessário preencher um formulário com as seguintes informações:
- CPF ou cartão do SUS;
- Número de Identificação Social (NIS) para beneficiários de programa sociais federais;
- Telefone para contato; e
- E-mail (se tiver).
Fim do auxílio emergencial e aumento no valor do Bolsa Família
Após o fim do auxílio emergencial, muitas unidades familiares vão ficar sem qualquer tipo de renda a partir de 2021. O governo federal, ao que tudo indica, não renovará as parcelas do programa, que foi instituído para amparar aqueles que foram afetados pelo contexto de pandemia. Por conseguinte, a equipe econômica de Bolsonaro está estudando estratégias para ampliar o Bolsa Família a partir do ano que vem.
“Qual o plano para o auxílio emergencial? Remoção gradual, e nós voltamos para o Bolsa Família. Esse é o plano A. Existe possibilidade de haver a prorrogação do auxílio emergencial? Se houver uma segunda onda de pandemia, não é possibilidade, é uma certeza, vamos ter que reagir. Mas não é o plano A, não é o que estamos pensando agora”, sinalizou o ministro Paulo Guedes durante evento online da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).