O Governo Federal fez uma nova atualização do Cadastro Único (CadÚnico) digital para o próximo ano. Todos os cidadãos que têm interesse em um dos programas sociais oferecidos pelo poder público federal precisam ficar atentos ao CadÚnico, já que é nele que todos os dados dos beneficiários ficam armazenados.
Por conta da pandemia causada pela COVID-19, o Governo Federal precisou modernizar suas plataformas digitais. Isso ocorreu com o Cadastro Único que teve uma reformulação. Agora todos os beneficiários podem se registar através da internet, sem precisar comparecer a alguma unidade do CRAS (Centro de Referencia de Assistencia Social).
Atualização do Cadastro Único é digital
Para agilizar os processos com segurança durante a pandemia, o Governo decidiu atualizar o CadÚnico para um sistema todo digital. Mas, a ideia é que mesmo que os atendimentos presenciais possam voltar, após o fim da COVID-19, os cadastros continuem a serem feitos digitalmente.
Para realizar, ou atualizar, o Cadastro Único basta baixar o aplicativo Meu CadÚnico. Ele está disponível para celulares Android e iOS. Depois é só preencher os dados a seguir:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Estado em que reside e endereço completo;
- Declaração de renda.
Pelo o aplicativo, o usuário consegue emitir um comprovante de cadastramento; consultar quais integrantes do núcleo familiar fazem parte do CadÚnico; verificar o Número de Informação Social (NIS) de cada membro familiar; analisar se há pendências no cadastramento; localizar unidades de cadastramento por mapa; se informar sobre os programas sociais da Secretaria do Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania.
Mais sobre o CadÚnico
Para dúvidas, reclamações e sugestões é possível contatar o atendimento por telefone do CadÚnico pelo número 0800 707 2003. São os dados do Cadastro Único que fornecem ao Governo Federal as informações necessárias para manutenção de programas sociais. Atualmente, o CadÚnico gere os seguintes programas sociais:
- Programa Bolsa Família (PBF);
- Programa Minha Casa, Minha Vida;
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI;
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
- Carteira do Idoso;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Telefone Popular;
- Carta Social;
- Pro Jovem Adolescente;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Passe Livre para pessoas com deficiência;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos.
A inscrição no CadÚnico não garante a participação em nenhum dos programas sociais listados. Cada um deles possui requisitos específicos que precisam ser cumpridos por seus beneficiários para serem liberados.