O saque-aniversário é uma modalidade criada pelo governo federal para a liberação do FGTS. Com a alternativa, os trabalhadores podem resgatar parte do dinheiro dentre as suas contas ativas e inativas.
Esse procedimento deve ser realizado por meio de uma espécie de empréstimo, sujeito à aprovação, que usa os valores do fundo como garantia. Por outro lado, muitas pessoas não sabem que é possível antecipar o saque-aniversário do FGTS.
“O empréstimo consiste em uma antecipação do valor do saque disponibilizado no mês do seu aniversário. O saldo do FGTS é utilizado como garantia da operação, trazendo simplicidade e agilidade para a contratação. (…) Você pode antecipar um, dois e até três anos. E o valor também é variado, até o limite do saldo, tendo no mínimo R$ 2 mil”, explicou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em ocasiões anteriores.
Saque-aniversário FGTS: veja quem ainda vai receber o benefício
Os pagamentos referentes ao ano de 2020 ainda estão sendo realizados e, para aqueles que aderiram a modalidade este ano, o calendário de pagamentos vai até fevereiro de 2021.
Veja os beneficiários deste ano:
- Nascidos em novembro: o saque pode ser feito até janeiro de 2021;
- Nascidos em dezembro: o saque pode ser feito entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021.
Como faço para mudar para saque-aniversário?
No caso de não correntistas do banco da Caixa Econômica é preciso se dirigir até uma agência com os documentos pessoais e carteira de trabalho e comunicar o desejo de mudança.
Quem possuir conta ativa na Caixa pode realizar a mudança sem sair de casa, através do Internet Banking ou via aplicativo Caixa, na opção “FGTS e INSS”, seguida por “Saque-aniversário FGTS”.
Como antecipar o saque-aniversário do FGTS?
Para antecipar o saque-aniversário do FGTS, os interessados precisam seguir algumas instruções básicas. Veja:
- A adesão à modalidade pode ser feita pelo Internet Banking Caixa, além dos aplicativos da Caixa (Android e iOS) e do FGTS (Android e iOS);
- Em qualquer um dos meios informados acima, selecione a opção “Crédito” e escolha os valores a serem antecipados;
- Finalize o procedimento e salve o comprovante.
Importante: o saque-aniversário não é de todo o saldo das contas ativas e inativas. O percentual varia com base no valor disponível. Isso quer dizer que as contas com até R$ 500 terão 50% do saldo liberado para antecipação do saque-aniversário do FGTS.
Quanto maior a quantia, menor vai ser o percentual por ano que os trabalhadores terão direito.