Governo Federal prevê aumento no orçamento do Bolsa Família

Durante evento de lançamento do Relatório Econômico de 2020 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o Brasil, realizado nesta quarta-feira (16/12), o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, afirmou que o governo pretende ampliar o orçamento do Bolsa Família. continua depois da publicidade De acordo com o secretário, a medida será […]

Durante evento de lançamento do Relatório Econômico de 2020 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o Brasil, realizado nesta quarta-feira (16/12), o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, afirmou que o governo pretende ampliar o orçamento do Bolsa Família.

continua depois da publicidade

De acordo com o secretário, a medida será viável desde que esteja dentro da regra do teto de gastos. “Já há uma previsão de aumento no orçamento do Bolsa Família”, afirmou.

Orçamento do Bolsa Família pode ser ampliado!

Funchal informou que o Bolsa Família em 2021 poderá atender mais pessoas economicamente vulneráveis.

continua depois da publicidade

“É um programa que tem funcionado. Se houver necessidade, é óbvio, respeitando nosso limite de gastos e a realocação do orçamento, [o Bolsa Família] pode ser, sim, revisto para cima”, disse.

Durante a solenidade virtual, ele ainda enfatizou que a proposta do orçamento de 2021 estabelece aumento de R$ 5,4 bilhões na dotação do programa Bolsa Família. “Esse aumento ocorreu pela expectativa de que, na esteira da pandemia da COVID-19, mais famílias passem a se enquadrar nos critérios de admissibilidade do programa”, complementou.

Orçamento pode ser ampliado

Com o fim do auxílio emergencial, muitas unidades familiares provavelmente vão ficar sem qualquer tipo de renda a partir de 2021. Por essa razão, a equipe de Bolsonaro já está sinalizando meios para ampliar as medidas assistenciais em 2021.

continua depois da publicidade

“Qual o plano para o auxílio emergencial? Remoção gradual, e nós voltamos para o Bolsa Família. Esse é o plano A. Existe possibilidade de haver a prorrogação do auxílio emergencial? Se houver uma segunda onda de pandemia, não é possibilidade, é uma certeza, vamos ter que reagir. Mas não é o plano A, não é o que estamos pensando agora”, disse o ministro Paulo Guedes ao participar de evento online promovido pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

Novo Bolsa Família!

A nova versão do programa deve abranger um maior número de famílias e o benefício pode ter um valor maior.

O ministro informou que pretende divulgar os detalhes do projeto até a terceira semana de dezembro, assim que conseguir autorização do presidente Jair Bolsonaro. Dessa forma, no novo formato, o Bolsa Família “vai trabalhar com a emancipação através do emprego, além de trazer questões de mérito”, disse o ministro.

continua depois da publicidade

Além disso, ele afirmou que “o programa está pronto, é um programa completamente diferente do que ele foi pensado originalmente, muito mais efetivo e que vai trabalhar com a promoção das famílias. Vai trabalhar com a emancipação através do emprego, além de trazer questões de mérito importantes para o programa”.