A Caixa Econômica Federal vai realizar o pagamento do abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) na conta poupança social digital. Mesmo os trabalhadores (com carteira assinada) que não possuem conta na Caixa poderão receber o benefício de 2020/2021 sem precisar ir a uma agência.
As contas nas quais estão sendo creditadas o abono salarial do PIS foram abertas pela Caixa gratuitamente, sem a necessidade de apresentação de documentos. A Lei 14.075/20, sancionada no final de outubro, autoriza de forma definitiva o pagamento de diversos benefícios sociais e trabalhistas, como o PIS, pela poupança digital.
O abono salarial do PIS poderá ser movimentado pelo beneficiário por meio do aplicativo Caixa Tem. A funcionalidade permite o pagamento de boletos bancários, de contas domésticas e compras em lojas parceiras. Outra conveniência do aplicativo é a possibilidade de realizar até três transferências gratuitas por mês para qualquer conta bancária.
O valor do benefício varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados com carteira assinada no ano-base 2019. O abono salarial do PIS é direito dos empregados formais, vinculados a entidades e empresas privadas, que: receberam até dois salários mínimos (na média em 2019); pessoas cadastradas do PIS/Pasep há no mínimo cinco anos; colaboradores com pelo menos 30 dias trabalhados em 2019 e que tenham seus dados atualizados na Rais/e-Social (Relação Anual de Informações Sociais).
Servidores e trabalhadores do setor público estão inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Estes recebem o abono salarial pelo Banco do Brasil.
Calendário de pagamentos
Mês de Nascimento | Data do pagamento |
Julho, agosto, setembro, outubro e novembro | 8 de dezembro |
Dezembro | 15 de dezembro |
Janeiro e fevereiro | 19 de janeiro |
Março e abril | 11 de fevereiro |
Maio e junho | 17 de março |
Para os trabalhadores que possuem conta na Caixa, os pagamentos do abono salarial do PIS serão depositados como de costume automaticamente na conta do trabalhador. Aproximadamente 2 milhões de colaboradores que não sacaram o abono salarial 2019/2020 (ano-base 2019) poderão realizar o saque do benefício até o dia 30 de junho de 2021.
Aqueles que tiverem o Cartão do Cidadão com senha cadastrada podem fazer saques do benefício nas Lotéricas. Mesmo aqueles que não tiverem registro na Caixa ou cartão devem fazer o saque pessoalmente em alguma agência. Basta apresentar a carteira de trabalho e o RG.
Outra opção para os trabalhadores que não têm uma conta é gerar um token (chave eletrônica) no Caixa Tem. Por meio dessa chave eletrônica, o beneficiário terá a possibilidade de realizar saques em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências.
Abono Salarial PIS
O Programa de Integração Social (PIS) é uma medida, por meio da qual as empresas e entidades privadas depositam contribuições em um fundo ligado aos seus colaboradores, o fundo PIS. Esse benefício é concedido benefício de acordo com o tempo de serviço. O abono salarial do PIS foi criado por meio da Lei Complementar n° 7/1970 e é pago anualmente pela Caixa.
Para saber se tem direito ao abono salarial do PIS e consultar os valores disponibilizados e outros detalhes sobre o abono salarial do PIS, o trabalhador pode: acessar o app Caixa Trabalhador (disponíveis para smartphones); ligar na central de atendimento da Caixa ao Cidadão, pelo número: 0800 726 0207 e realizar consultas pelo site da Caixa Econômica Federal.